Lentilha crocante com alecrim

Aperitivo saudável, gostoso e charmoso. Precisa de mais alguma qualidade para te convencer a experimentar? Bom, talvez você me diga que não gosta de lentilha. Portanto, se for eesse caso, deixe-me argumentar: nem eu gostava. Sopa de lentilha então, não obrigada. Mesmo. A questão é que nessa versão lentilha crocante com alecrim, ela ganha uma textura diferente, mais firme, mais sequinha. O toque de alecrim também nos leva para um lugar distinto daquele tradicional da lentilha. E tem o salgadinho característico dos aperitivos, que dá vontade de seguir petiscando enquanto nos refrescamos com um vinho branco ou cerveja.

lentilha crocante com alecrim em mesa festiva

A apresentação pode ser cotidiana, num potinho simpático, ou mais caprichada, para uma data festiva como a que servi essa lentilha. Foi numa noite de final de ano, quando executei um cardápio pensado para o site do Slow Food Brasil. E já que teríamos comidas especiais e uma ambientação cuidadosa, aproveitei e convidei alguns amigos próximos para jantar.
A inspiração veio das embalagens de amendoim vendido na rua, apenas troquei o tipo do papel, usando o que eu tinha em casa. Para servir como nas fotos, faça pequenos cones de papel manteiga, fechados na lateral com durex. Facinho, facinho.

lentilha crocante dentro de cones de papel manteiga

Ingredientes

lentilha
alecrim, preferencialmente fresco
azeite
sal

lentilha crocante em mesa festiva com taça de vinho

Modo de fazer a lentilha crocante

Cozinhe a lentilha em água e sal. Quando estiver cozida, mas ainda levemente al dente, escorra a água e transfira a lentilha para uma tigela e deixe esfriar.
Em fogo médio para baixo, aqueça uma frigideira antiaderente grande com um pouco de azeite. Coloque então uma camada fina de lentilhas, salpique sal e alecrim e mexa de vez em quando. Deixe no fogo até as lentilhas ficarem mais sequinhas e crocantes.

Quer ver outras receitas de petiscos? Clique aqui?

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Magda Lugon diz:

    Estou ansiosa por ver outras receitas. Obrigada Maria

  2. Eu gosto de lentilha de qualquer jeito. Essa receita é muito nova, interessante. Vou tentar. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.