Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata

Esta receita de camarão com palmito foi inicialmente executada para estrear uma coluna na Litoral em Revista, uma publicação impressa que circula em vários municípios do litoral norte de SP. Nela, a Michele Gilaberte e eu, trabalharemos ingredientes locais em receitas para encher a boca de água e levar moradores e turistas para a cozinha. Abaixo, vocês conferem o texto dessa primeira coluna e, claro, esta receita.

Receita Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata e Catupiry

De tão boa, esta receita foi parar no cardápio do Cannelle Gastrobar!

Escrever para um público tão diversificado quanto o que freqüenta o Litoral Norte de SP não é tarefa fácil. Mas, temos aqui dois grandes facilitadores: o tema – afinal, boa comida costuma ser tópico interessante para grande parte dos seres humanos –, e o encantamento pela região, pois sejam vocês moradores ou turistas, aposto que temos esse sentimento em comum.

Receita Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata e Catupiry

As receitas serão desenvolvidas e/ou executadas pela Michele Gilaberte – chef de cozinha e nutricionista, carioca na fala e na criação, e proprietária de um dos espaços mais charmosos de Ubatuba, o Cannelle Gastrobar – e pela Maria Capai, blogueira do DigaMaria.com, um também charmoso espaço, porém virtual, no qual são compartilhadas receitas e histórias do dia a dia da Maria. Sintam-se desde já convidados para conhecerem esses temperos, na agradável varanda do Cannelle, com direito à vista para o mar, ou em sua própria cozinha, preparando receitas do DigaMaria.

Receita Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata e Catupiry

Nossa intenção é trazer para cá algo que nós duas praticamos com muito orgulho em nosso cotidiano: a utilização de ingredientes caiçaras, cultivados e adquiridos no entorno por pessoas da região, que, assim como nós, prezam o bem estar do meio ambiente e todo o sabor que os alimentos frescos podem proporcionar.

Receita Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata e Catupiry

Para começar, elegemos o fruto do mar que acreditamos ser a preferência da maioria de vocês: o camarão. No mercado de peixes e nas peixarias de Ubatuba ele têm sido encontrado dos pequeninos aos enormes, fresquíssimos, e todos a preços convidativos. A hora de aproveitar é agora, pois, muito em breve, com o avanço do verão, eles serão em menor número, o que aumentará o preço de venda. Para acompanhá-lo, palmito pupunha assado com um purê de banana incrível feito com banana prata, um produto muito abundante em Ubatuba. Esse purê adocicado tem sabor e textura delicada, conferida pelo uso de creme de leite, Catupiry e requeijão. Espero que a essa altura vocês já estejam salivando com vontade de correrem para a cozinha e preparar nossa sugestão de cardápio, portanto, despedimo-nos por aqui, mas não sem antes dizermos: bom apetite e até breve!

Ingredientes
250 g de camarão rosa
150 g de palmito de pupunha
100 ml de azeite
2 dentes de alho
1 tomate maduro
1 ramo de tomilho
3 bananas prata maduras
70 ml de leite
50 ml de creme de leite
40 g de Catupiry
40 g de requeijão
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto

Modo de fazer o purê de banana
Em uma panela, coloque a banana, 1 dente de alho picadinho, o leite, o creme de leite, o requeijão e o Catupiry e leve ao fogo baixo mexendo sempre até formar uma pasta. Tempere com sal. Caso queira uma textura menos rústica e mais lisa, bata o purê no mixer.

Modo de fazer o camarão com palmito pupunha
Corte o palmito em tirinhas e reserve. Faça um envelope com papel alumínio e nele coloque o palmito, o azeite, a manteiga, o tomate cortado em 4 pedaços sem pele e sem semente e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, feche o envelope e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Receita Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata e Catupiry

Descasque e tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino e doure em uma frigideira bem quente com azeite. Quando estiver dourado, acrescente 1 colher de sopa de manteiga e 1 dente de alho picadinho. Junte o palmito e refogue por mais 1 minuto.

Receita Camarão com palmito pupunha e purê de banana prata e Catupiry

Em um prato, disponha o purê de banana. Sobre ele, coloque o camarão com palmito e sirva em seguida.

Mas antes vamos conhecer um pouco da história do . Acompanhe com a gente.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Lindo!
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    1. Pra você também, Susana! ;*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.