Presentes de Natal

Raramente compro presentes de Natal e quanto mais comercial essa data se torna menos tenho vontade de seguir a regra. Mas isso não significa que eu não goste de presentear; pelo contrário, me realizo quando sinto vontade de preparar algo para alguém ou quando uma oportunidade bate à porta.

Conversava ao telefone com a minha mãe programando a chegada de minha irmã e meu cunhado para o fim do ano. Ele é francês e mora na Espanha e isso nos fez pensar num cardápio que apresente um pouco da culinária brasileira e outro pouco do que nossa família costuma preparar nessa época. Pois bem, as refeições já estavam escolhidas e minha mãe acabara de voltar das compras de supermercado, disse que havia encontrado todos os ingredientes e finalizou com a seguinte frase: “Só geléia que não comprei porque as que gostamos em geral são importadas e aí não tem graça. Pensei em você trazer das suas, o que acha?”.  Acho que é uma honra, claro! Peguei duas que estavam na despensa e logo mais embarco com elas, dentro da sacolinha que preparei especialmente para abrigá-las, rumo à casa da minha mãe.

A da frente é de pêssego, maçã e laranja, uma mistura entre essa e essa. A do fundo é de limão siciliano.

Outra boa oportunidade surgiu enquanto eu preparava uns biscoitinhos para servir com o café no almoço de Natal. Já havia colocado dois tabuleiros no forno e fiquei com uma pequena sobra de massa. A essa sobra somou-se a lembrança de uns confeitos coloridos e granulados de chocolate que eu havia comprado e logo decidi me aventurar num biscoito em forma de carrinho para o pequeno sobrinho.

Mas não pensem que sou contra presentes de Natal comprados, viu?! Adoro recebê-los e compro sempre que enxergo algo especial. Mas que tem outro gostinho prepará-los, ah, isso tem!

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

19 comentários

  1. celialice diz:

    Que delicado, Maria! A de limão siciliano já provei e amei! Aguardo a surpresa da outra! A embalagem ficou uma formosura!

  2. Hum… vou testar as geléias e se derem certo serão presentinhos de natal! :)

  3. cada dia fico mais sua fã!! quanta delicadeza e criatividade… beijo.

    1. Muito obrigada, Ignêz. Fico muito feliz em vê-la por aqui. :)

  4. emanoel rocha diz:

    superconcordo Maria, tem mesmo um gostinho diferente quando feito especialmente e com carinho, abraços e feliz natal!!!!!!

    1. Pois é, Emanoel, dedicar nosso tempo muitas vezes é mais representativo que dispensar algum dinheiro. ;)
      Grande abraço e um Natal recheado de pessoas queridas e comidas gostosas.

  5. Minha mãe merece. ;)

  6. Quero notícias, Gaia!
    Beijão! (e fiquei muito feliz que você animou)

    1. Ei Maria! Fiz as geléias sim e dei de presente no natal! mas fiz de manga, pois estavam super apetitosas na feira! :) improvisei na receita, e deu certo! um 2012 com mais e mais receitas deliciosas! bjos!

      1. Que delícia saber que adotou a idéia, Gaia! Comi mangas deliciosas esses dias. Mas acho que geléia nunca comi… alguma dica pro preparo?
        Um ano lindo pela frente, com muitas receitas gostosas aí e aqui. :)

  7. Gislaine diz:

    Olá Maria, boa tarde! Adorei a idéia das geléias mas eu queria as receitinhas tambem.

    Será que tem jeito de publicar ou me enviar?

    Abraços.

    Obrigada

    1. Gislaine, a de limão siciliano ainda não publiquei porque ainda vou fotografá-la. Mas aqui temos versões de pêssego, nectarina, maracujá e morango. Espero que lhe agradem. :) https://digamaria.com/2011/10/geleia-de-pessego-e-https://digamaria.com/2011/12/geleia-de-nectarina-https://digamaria.com/2011/05/geleia-de-maracuja/ https://digamaria.com/2011/10/geleia-de-morango/

  8. Olá, Maria!

    Fiquei encantada com as receitas, mas também com as embalagens. Você comprou em São Paulo? Onde posso comprar por aqui? Beijocas, Adriana

    1. Adorei o interesse nas embalagens, Adriana. :)
      O pote da frente comprei na Utilplast (é carinho, cerca de R$12), o do funda na esquerda é de uma lojinha daqui de Ubatuba, dessas barateiras e o da direita é reaproveitamente de uma geléia jamaicana que ganhei. A sacolinha eu que fiz. ;)
      Beijocas procê também.

  9. ei maria!

    a geléia de manga fiz com manga (óbvio! rs!), limão, açucar e canela em pau. ficou boa! todos gostaram! ;)

    bjo!

    1. Obrigada pelos ingredientes, Gaia. :)

  10. Oi Maria!

    Nossa, faz a geleia de limão siciliano!!!!???

    Vai, por favor!!!

    Clarinha que pediu pra eu te pedir…

    Beijos,

    Helena

    1. ahahaha Eu até já fiz (e ainda tenho um potinho muito antigo na geladeira), mas não anotei a receita na época e não tenho ideia de onde veio. Mas posso buscar uma outra e testar. Vou ver se acho o siciliano a um preço razoável porque o da feira, que comprei a R$1 a dúzia, nunca mais apareceu!
      Beijão, Helena. E ótima semana! (e o fubá ainda não experimentei, por isso nãod ei notícias ainda, viu?!)

  11. Oi Maria muito bom seu blog acabo de conhecer,faço geleia e conservas do excedente do quintal,estou estudando pesquisando nesse momento me deparei com seu blog gostei da receita de chutney com banana ouro,dentro uns dias vamos ter madura já está amarelando vou fazer a receita. Me chamou a atenção foram esses vidros pode me dizer aonde os encontros ? gratidão Helder fico por aqui fazendo o estudo e aguardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.