Sorvete de café com calda de chocolate

Sorvete de café

Café e chocolate. Não sei pra você, mas eu acho essa união perfeita. Pro meu gosto essa dupla é infalível ainda que degustada de maneira simples e primária, como uma mordida no chocolate preferido seguida de um gole de café forte e quente; ou mesmo um quadradrinho de barra mergulhado no café e levado à boca levemente derretido. Convenhamos, basta um pouco de entrega para que um momento assim nos conduza, inspirados, dia ou noite adentro. Sorvete de café

Quando experimentei esse creme – que uma vez no congelador torna-se um belo sorvete de café – ele não levava chocolate. Amei, mas achei que poderia ser um pouco mais leve e que merecia um companheiro à altura. Logo pedi a receita e a reproduzi em casa aumentando o leite, caprichando no café, adicionando o açúcar às claras e complementando com o chocolate. O resultado foi uma sobremesa mais cremosa e suave, com sabor acentuado de café e muito bem acompanhada pela calda com um toque de conhaque.

Amante do café ou não, ainda não conheci quem não se encantasse com esta receita de sorvete de café. Mas esse encantamento ainda está restrito à minha mesa de jantar. Portanto, agora espero ansiosa pelos testes e comentários de vocês!

Ingredientes para a calda de chocolate
50 g de açúcar
35 g de chocolate em pó
20 g de manteiga
1/6 de xícara de leite
25 ml de conhaque

Ingredientes para o sorvete de café (rende cerca de 12 xícaras de café)
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
3/4 de xícara de leite
2 gemas
2 claras em neve
2 colheres de sopa de açúcar
4 col chá de café solúvel
1 colher de chá de essência de baunilha

Sorvete de café

Modo de fazer
Para a calda de chocolate, misture todos os ingredientes, leve ao fogo baixo e deixe reduzir até ficar noponto de
cobertura. Retire do fogo e reserve. Vamos ao creme!
Noutra panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas, o café solúvel e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e misture sem parar até engrossar; cerca de 15 minutos (não precisa ferver, ok?!). Tire do fogo e reserve.

Enquanto o creme esfria, bata as claras em neve e, ainda na batedeira, acrescente o açúcar. Bata um pouco mais, mas não muito, até as claras estarem firmes e brilhantes. Junte o creme de leite, o creme que estava reservado e as claras em neve, mexendo delicadamente até ficar homogêneo.

Se quiser servir em porções individuais como eu fiz, separe algumas xícaras de café e monte assim: coloque um pouco de calda no fundo, complete com o creme sem encher até a borda, coloque um pouco mais da calda, cubra com filme plástico e leve ao congelador por no mínimo seis horas. Para servir, ou coloque as xícaras na geladeira uns 30 minutos antes de levar à mesa ou aqueça no microondas por 7 segundos. Finalize com chantilly.

Para montar uma única porção, proceda da mesma maneira numa travessa. Depois de gelado, decore o sorvete de café com grãos de café e sirva o chantilly na mesa, direto na taça ou no prato.

O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.

Você também pode gostar...

16 comentários

  1. Ficou bárbaro servido nessas chicrinhas, super gourmet, amei!

    1. Ficou um charme na xícara de café, né, Renata?! Adoro porções individuais! Sem contar que dá pra ter sempre algumas no congelador. ;)
      Beijo e ótima semana!

  2. Nossa Maria!!! Já estou imaginando essa delícia nas xicrinhas que eu e Monica Nitz fizemos;) Qualquer dia eu posto as xicrinhas especialmente pra vc!
    Bejo grande
    Peinha

    1. Quero muito ver, Peinha! E tenho certeza que esse creme ficará ainda mais delicioso servido nelas!
      Ah, nunca comentei a sopa porque ainda não a fiz, viu?! Mas está na minha lista! :)
      Grande beijo! E ótima semana!

  3. Eeeeeeeeeeee….
    Ai, Maria, e agora, vou ter que fazer esse creme também, pra saber se é mais gostoso que o outro =) Mais fácil é, com certeza.

    Anotadíssimo, meu sogro vai adorar.

    1. Acho que são propostas bem diferentes. Mas aguardo, ansiosa, comentários e comparações!!!
      Faça bom proveito, ju!!
      Grande beijo! E obrigada pela paciência. ;)

  4. o problema é que sempre acho essa porção pequena…

    Quero mais!!!

    1. Sempre tem mais pra você! ♥

  5. Gente, tem umas receitas de café muito boas em http://www.meridiano.com.br/blog/categoria/receitas
    :D

  6. Aqui em casa café forte, sem açúcar com chocolate amargo é uma das "sobremesas" preferidas! Adoramos!!! Beijo grande!

  7. Aline fez mega propaganda desta receita….Testarei e volto p divulgar o resultado!
    :-)

    1. Modéstia à parte, e créditos também pra Lud, esta receita faz sucesso por onde passa. Tô aguardando seus comentários!!!

  8. Tô louca, escrevi teu nome no lugar do meu, hahahahaha….

  9. Maria, de fato esta receita é ótima! Estava no Cardápio de Reveillon, Franco e eu amamos…
    Feliz 2011! Muita Paz, Amor, Saúde e muitas delícias nesta cozinha!!

    1. Obrigada, Milene! Pra vocês também, tudo de bom! E quero saber tudo dessa mudança que 2011 está trazendo pra você e pro Franco!

      1. Pois é, 2011 tá começando com uma grande mudança,literalmente.
        Franco foi convidado p trabalhar em Porto Velho/RO, está indo dia 18/01. Resolvemos que fico por aqui um tempo ainda, para ele ver se vale a pena, se as perspectivas são reais e tão boas qto as expectativas, afinal ele terá alguns meses com todas despesas pagas por lá. Neste período em que ele estiver lá devo visitá-lo para conhecer a cidade, ganhei as passagens da empresa por não estar muito animada, nunca quis morar no NO do país, mas aprendi que boas oportunidade$$$ são únicas e não devemos deixar passar. Também, Franco tem muita vontade de sair de Vitória (ele só não queria tão longe do mar) e eu não quis negar esta chance a ele. Vitória é uma cidade deliciosa de morar, mas não de trabalhar, pelo menos no que fazemos. Então é isso, mudaremos e se não nos adaptarmos voltamos para Vix ou outro lugar, de qualquer forma valerá a experiência de conhecer a Floresta Amazônica o Rio Madeira, a culinária o que mais a região tiver a oferecer.
        Grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.