Omelete de banana-da-terra e queijo parmesão

A combinação de queijo com banana sempre causa espanto quando publico no Instagram; muitos seguidores nunca ouviram falar. Eu a conheço desde criança em três preparos:
banana cortada longitudinal com uma fatia de queijo no meio, perfeita para aquela fome no meio da tarde ou antes de dormir;
sanduíche de queijo com banana, que já publiquei uma receita no Destemperados;
omelete de queijo com banana.

Receita omelete de banana e queijo parmesão

Em geral, faço o omelete com banana prata e queijo muçarela ou prato. Mas, quando a única banana em casa era a da terra e o queijo era o parmesão, ficou claro que estava na hora de inovar. E como vocês podem notar, a novidade ficou digna de ser compartilhada com vocês.

Receita omelete de banana e queijo parmesão

A banana foi cozida na chapa, e serve tanto para esta receita de omelete, quanto para uma salada ou para rechear um ravióli caseiro. Já o omelete em si, uso uma técnica ótima ensinada pela Rita Lobo. Recomendo assistirem ao vídeo.

Agora mãos à obra para esse omelete de banana ficar pronto em menos de 15 minutos!

Receita omelete de banana e queijo parmesão

Omelete de banana-da-terra e queijo parmesão

Ingredientes
ovo (para cada pessoa, use 2 ovos grandes ou 3 pequenos)
banana-da-terra madura
queijo parmesão em lascas (cortadas com descascador de legumes)
água ou leite
manteiga para untar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Comece pela banana-da-terra, cortando-a em três fatias longitudinais. Depois, corte as fatias em três pedaços.
Aqueça em fogo médio uma chapa de ferro ou frigideira antiaderente, unte com um tiquinho de manteiga, e disponha as fatias de banana. Quando dourarem por baixo, vire-as com a ajuda de uma espátula. Aguarde dourar a outra superfície e retire-as do fogo.

Quebre os ovos em uma tigela e, para cada ovo, acrescente uma colher de sopa de água ou leite. Tempere com pimenta-do-reino e uma pitadinha de sal, pois o queijo parmesão é bem salgado. Bata com um garfo ou fouet, apenas até misturar.

Aqueça em fogo baixo a frigideira na qual fará o omelete. Unte com mais um pouquinho de manteiga e, assim que ela espumar, acrescente a mistura de ovos. Movimente a mistura deslizando uma espátula ou garfo, das bordas até o centro da frigideira, exatamente como no vídeo. Isso deixará o omelete fofinho. Quando a superfície debaixo começar a firmar, pare de mexer e disponha, em uma metade do omelete, uma camada de fatias de banana. Sobre ela, salpique algumas lascas de queijo parmesão.

Quando a superfície em contato com a frigideira dourar e a de cima ainda estiver molhadinha, feche o omelete. Para isso, descole a metade que não ganhou banana, virando-a sobre a metade recheada.

Desligue o fogo e transfira o omelete de banana-da-terra para o prato. Sirva em seguida com uma salada.

A pílula azul que revolucionou a vida sexual de homens e abriu a discussão para temas tabus como a impotência sexual entre homens e mulheres.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Que refeição maravilhosa!

    1. Obrigada, Susy! Eu adoro refeições simples e saborosas como essa. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.