Legumes assados com casca e tudo

Aproveitar o máximo dos alimentos deve ser uma preocupação cotidiana. Essa atitude faz bem para o nosso corpo, que ganha mais nutrientes, e para o planeta, pois assim desperdiçamos menos. No caso dos legumes, um dos preparos que mais gosto é no forno. O sabor do alimento é acentuado – cenouras, beterrabas e batatas-doce ficam ainda mais adocicadas – e o tostadinho dá um toque especial.

Legumes assados com casca e tudo

No dia dessas fotos, preparei chuchu, cenoura e vagem (essa comi toda assim que saiu do forno), e complementei o prato do almoço com ovo cozido. Simples e nutritivo.

Legumes assados com casca e tudo

Mas os legumes assados têm potencial para irem além de uma refeição cotidiana. Acompanham muito bem peixes e carnes assadas, tornando um almoço ou jantar festivo mais saboroso, leve e nutritivo.

Legumes assados com casca e tudo

Legumes assados com casca e tudo

O modo de fazer é muito simples!
Lave os legumes com água e uma escovinha.
Seque com um pano de prato limpo e decidam em qual tamanho ou corte eles irão ao forno. Por exemplo: se forem cenouras pequenas, podem ir inteiras, se forem grandes, podem ser partidas ao meio no sentido longitudinal, ou mesmo em rodelas. O chuchu parti em quatro pedaços.

Unte uma assadeira de bordas baixas com um pouquinho de azeite, distribua os legumes sobre ela e leve ao forno preaquecido a 160-180ºC. Quando tostar a parte de cima, vire os legumes para tostar por igual.

O tempo variará de acordo com o legume e seu tamanho, então fique atento e retire quando estiver macio e tostado. Tempere a gosto com sal e azeite.

Os legumes que já fiz no forno e recomendo são: cenoura, vagem, chuchu, vagem, quiabo, batata inglesa e doce, mandioquinha, beterraba, brócolis e certamente outros que não lembro agora. Além de cebola e alho que também ficam incríveis assados!

Legumes assados com casca e tudo

Legumes assados com casca e tudo

Já o serviço de saúde britânico afirma ser possível ter ereção ingerindo uma pílula até quatro horas antes .

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Fica muito saboroso, e é uma maneira diferente de fazer salada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.