Sardinha, batata-doce e maionese caseira

Lembram das sardinhas marinadas que publiquei há pouco? Elas me inspiraram a preparar um prato com batata-doce e convidar amigas para jantar, e aqui está o resultado.

Sardinha com batata doce e maionese caseira

Na data do jantar as sardinhas já estavam prontas e a batata-doce cozida, e, como era informal, deixei toda a finalização para quando as amigas chegassem. Sobre a mesa, coloquei uma pasta de alcachofra com pequeninas torradas e uma salada de tomatinhos, erva-doce, amêndoas e um vinagre balsâmico branco com baunilha e laranja. As charmosas porções individuais e o sabor do molho fizeram o maior sucesso.

salada de tomatinhos

Enquanto comíamos as entradas e boas conversas e taças de vinho nos alegravam, fui bater a maionese à mão. Nos primeiros movimentos do fouet, uma curiosa perguntou se poderia me ajudar, e ela, que quase não entra na cozinha, preparou a maionese do início ao fim e, entre risadas e palavras de reconhecimento, fez questão de ser fotografada naquela função.

Sardinha com batata doce e maionese caseira

Aproveitei a ajudante e tratei de cuidar do que faltava: aquecer a chapa para dar uma tostadinha na pele das sardinhas. Em pouco tempo, os pratos já estavam montados e servidos para, logo em seguida, fazermos uma segunda rodada. Todo mundo quis repetir!

Sardinha com batata doce e maionese caseira

Sardinha marinada com batata-doce e maionese caseira

Rendimento
Serve 8 pessoas

Ingredientes
1 receita de sardinha marinada (aqui)
4 batatas-doces médias
2 gemas
suco do limão a gosto
coentro e cebolinha a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite de oliva ou óleo de girassol, o quanto baste

Modo de fazer
Antes de mais nada, prepare as sardinhas marinadas conforme a receita explicada aqui. Você pode fazer com alguns dias de antecedência e conservar na geladeira.

No dia, lave as batatas-doces com água e uma escovinha. Fatie-as no sentido com comprimento com aproximadamente 1 cm de espessura. Cozinhe as fatias de batata em água fervente com um pouco de sal até que comecem a ficar macias. Escorra e passe as batatas-doces por água fria para interromper o cozimento. Reserve.

Para fazer a maionese, lave bem a casca dos ovos, separe as gemas das claras e guarde as claras na geladeira para algum outro preparo. Em um liquidificador, mixer ou com um batedor de arame (fouet), comece a bater as gemas. Aos poucos e sem nenhuma pressa, despeje um fio fino e constante de óleo ou azeite, até que a mistura adquira a consistência desejada. Nesse ponto, pare de bater e acrescente os temperos: coentro e cebolinha picados, um pouco de mostarda, algumas gotas de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem, experimente, e ajuste os sabores se necessário. A maionese deve ser feita no mesmo dia e pode ser conservada por algumas horas na geladeira.

maionese caseira temperada

Na hora de servir, aqueça e unte uma chapa de ferro ou uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Quando a chapa estiver bem quente, coloque sobre ela as sardinhas com a pele virada para baixo. O intuito aqui é apenas dar uma tostada na pele e aquecer o peixe; esse processo não deve demorar para não ressecar a carne do peixe.

Sardinha com batata doce e maionese caseira

Agora basta montar e levar para a mesa. Sobre o prato, disponha duas fatias de batata-doce. Sobre elas, uma sardinha e, ao lado ou à parte, a maionese caseira temperada. Salpique ao redor coentro e cebolinha picada e pimenta-do-reino, e sirva em seguida.

Com tantas opções no mercado, que já foi motivo para muitas polêmicas – principalmente devido à casos de infarto envolvendo o uso http://faricbr.com/i.php?s=cialis-farmacia.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Ficou delicadíssima a combinação!!! experimentei encantei-me

  2. Stéfanie Stefaisk diz:

    SALIVEI!!! Amo demais sardinha e acho que esse peixe maravilhoso é muito mal aproveitado nas receitas. Só vejo fazerem patês ou grelhadas por aí!

    Ai Maria, você é minha inspiração na cozinha, o melhor blog é o seu! Comida honesta, linda e com uma cara maravilhosa. Quando eu crescer quero ser que nem você. :)

    Beijos!

    1. Stéfanie, suas palavras trouxeram-me um sorriso de presente. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.