Lasanha de cogumelos, vegetariana e deliciosa

Ao começar a pensar no texto para a coluna DigaMaria do Prazer&Cia do dia 09/05/2014, às vésperas do Dia das Mães, imaginei que faria dela uma oportunidade para homenagear a minha mãe. Quando sentei para escrever as primeiras linhas, percebi que minha convivência com ela tem sido tão próxima e especial que com frequência eu a festejo – e ela a mim.

Receita Lasanha de cogumelos

Foi nesse ponto do pensamento que a minha mente voou para o ES e acenderam-se os rostos das muitas mães que já tive, nesse estado que sempre me acolheu. Elas tornaram-se minhas mães em momentos distintos e por razões diversas; são mães de amigas-irmãs que a vida me deu.

image

Uma se chama Isa, e sempre me recebia em Cachoeiro com um suco de laranja que habita minha memória, capaz de me fazer salivar a anos e quilômetros de distância. A outra, Marina, me libertou de uma tristeza profunda com um prato de arroz, feijão e ovo. Mas não paramos por aqui, há ainda a Suely, que apenas com a doçura da sua fala, fazia-me sentir a quarta filha em sua casa. E por fim, mas certamente sem concluir, a querida Dione, que conheci já em minha juventude e que com tanto carinho entrou em meu coração para ficar. A todas vocês, minha gratidão por tanto afeto e tão doces lembranças.

Receita Lasanha de cogumelos

À minha mãe Célia e à vó Lucy: muito obrigada por toda a força e delicadeza da existência de vocês. E às mamães desse nosso Espírito Santo e Mundo afora, um dia lindo e cercado de sorrisos, hoje, amanhã, dia 11 e pela vida afora.

Lasanha de cogumelos

Rendimento
Serve 6 porções

Ingredientes
250 g de massa de lasanha (usei a sem pré-cozimento da Barilla)
150 g de queijo parmesão ralado
4 xícaras de cogumelos Paris fresco (cerca de 250 g), grosseiramente picados
4 xícaras de cogumelos Portobello fresco (cerca de 250 g), grosseiramente picados e sem as hastes (reserve-as)
1/2 cebola média picada em cubos pequenos
6 dentes de alho fatiados
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de vermute branco seco
1 colher de sopa de folhas frescas de tomilho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o molho béchamel (molho branco)
1 litro de leite integral
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de farinha de trigo
150 g de queijo parmesão ralado
1 gema
noz-moscada ralada a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer a lasanha de cogumelos
Começamos pelo molho béchamel: ferva o leite com as hastes dos cogumelos Portobello. Desligue o fogo e reserve.

Farinha de trigo

Em uma panela de fundo grosso, aqueça 4 colheres de sopa de manteiga. Quando começar a espumar, junte a farinha de trigo e mexa até incorporar. Cozinhe por alguns minutos e fogo médio/baixo, porém sem deixar escurecer. Desligue o fogo e junte um pouquinho do leite quente, mexendo vigorosamente até a mistura tornar-se homogênea. Descarte as hastes dos cogumelos e repita o processo até incorporar todo o leite.

Receita Molho bechamel molho branco
No começo a mistura deve ficar assim.

Quanto mais paciência nessa etapa, maior a chance do creme não empelotar. Se isso acontecer, bata tudo no liquidificador, ou passe por uma peneira.
Volte a mistura para o fogo baixo, acrescente o queijo parmesão ralado e mexa de vez em quando para não agarrar no fundo e nas bordas. Em poucos minutos o creme já estará fervendo e espesso. Desligue o fogo, junte a noz-moscada e a pimenta-do-reino e acerte o sal. Por fim, misture rapidamente a gema. Reserve.

Vamos aos cogumelos: em uma frigideira, aqueça uma colher de sopa de manteiga com 1/2 colher de sopa de azeite. Assim que começar a espumar, refogue em fogo alto os cogumelos Paris com metade da cebola e metade do alho. Cozinhe por cerca de 3 minutos, até os cogumelos ficarem macios e toda a água que eles soltarão tiver evaporado. Transfira para outro recipiente e aproveite a mesma frigideira para repetir o processo com o Portobello.

Quando a segunda leva de cogumelos estiver cozida e temperada, junte os Paris na frigideira, acrescente o vermute e deixe cozinhar até o líquido ser absorvido/evaporar. Desligue o fogo, misture o tomilho e cheque mais uma vez a quantidade de sal e pimenta. Aguarde esfriar.

Cogumelos

Agora é só montar a lasanha de cogumelos em um refratário: uma camada fina de molho branco, uma de cogumelos, um pouco de queijo parmesão e, por cima, folhas de lasanha dispostas uma ao lado da outra. Repita a montagem dessas camadas, nessa mesma ordem, até obter três camadas de massa de lasanha. Finalize com o restante do molho branco, cogumelos e parmesão.

Leve o refratário ao forno preaquecido a 200 C por cerca de 20 minutos, ou até a superfície ficar dourada. Deixe a lasanha de cogumelos repousar por 10 minutos fora do forno e sirva em seguida.

Receita Lasanha de cogumelos

—————-——————————–—-> As fotos deste post foram feitas com iPhone.

O remédio revolucionou o sexo quando lançado, em 1998 pela Pfuzer, fica difícil saber qual Viagra escolher.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Maravilha de receita, Maria!! Amei!! <3

    1. Elogio vindo de você é uma honra, Cinara. :)

  2. gibraunas diz:

    Oi Maria, a receita parece ótima, meu marido parou de comer carne o os cogumelos são uma ótima opção. Parabéns pelo blog. Gillian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.