Peras assadas com vinho + chantili com cream cheese

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

Chegamos à última receita de 2013. Escrevo-a antes do Natal, mas sei que quando ela estiver nas mãos de vocês, já teremos todos nos fartado da boa comida natalina e nosso organismo estará por um lado a pedir mais e, por outro, a pedir clemência. Antecipando esse estado de espírito – e com o espírito desejando leveza para 2014 – escolhi para o Ano Novo esta receita de peras assadas com vinho branco e especiarias, servida com chantili, cream cheese e mel.

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

O rendimento é facilmente adaptável à quantidade de convidados e tudo pode ser preparado na véspera. A pera se torna macia a ponto de ser comida apenas com uma colher e absorve parte do sabor do vinho misturado à canela, ao anis, louro e às raspas de casca de laranja. Essa combinação se transforma ainda em uma calda para ser servida junto com o chantili, rapidamente feito em casa e muito melhor do que os industrializados. Para finalizar, acrescenta-se o mel, oferecendo doçura que pode ser moldada ao gosto de cada convidado. Não experimentei, mas creio que umas lascas de amêndoa cairiam muito bem nessa finalização.

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

Deixo aqui um super obrigada pela companhia de vocês ao longo deste ano. Torço para que tenham usufruído do blog preparando as receitas, ou sentindo-se mais motivados para envolverem-se com a cozinha. Desejo que 2014 seja um ano de muita alegria para todos nós, com bons trabalhos e também bastante tempo para ficarmos à toa, cuidarmos do corpo e da mente, cozinharmos para as pessoas que amamos e encararmos a vida com suavidade. Que essa transição permita-nos levar adiante o que temos de bom e dê-nos oportunidades para reinventarmos tudo o que precisarmos. O post de Ano Novo virá em 2014, mas desde já faço um brinde a cada um de vocês!

Conteúdo publicado na coluna DigaMaria do Prazer&Cia do Jornal A Gazeta em 27/12/2013.

Peras assadas com vinho branco e especiarias + chantili caseiro
Receita das peras levemente adaptada da Eating Well Magazine.

Rendimento
Serve 12 pessoas

Ingredientes para as peras assadas
12 peras portuguesas pequeninas
2 xícaras de vinho branco suave
¼ de xícara de mel (+ quantidade para servir na hora)
4 pedaços de pau de canela
2 anises estrelados
raspas da casca de 1 laranja
1 folha de louro
Ingredientes para o chantili
1 garrafinha de 500 g de creme de leite fresco bem gelado
açúcar refinado a gosto
150 g de cream cheese

Modo de fazer as peras
Lave as peras e corte um pedacinho da base para elas permanecerem de pé. Acomode-as em um refratário junto com as raspas de casca de laranja, os anises, o louro e os pedaços de canela.

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

Misture o vinho e o mel e despeje sobre as peras e temperos. Leve ao forno aquecido a 180º C e asse por 45-60 minutos, regando as peras com a calda a cada 15 minutos. Quando as peras estiverem macias e com a casca dourada, retire o refratário do forno e aguarde esfriar.

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

Com cuidado, transfira as peras para a travessa na qual for servir e reserve. Coloque a calda em uma panela e leve ao fogo por alguns minutos até reduzir o volume e concentrar o sabor. Despeje novamente sobre as peras e sirva em temperatura ambiente ou morna. Se for armazenar, aguarde esfriar e mantenha refrigerada.

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

Modo de fazer o chantili
Coloque o creme de leite fresco na tigela da batedeira. É essencial que ele esteja bem gelado. Bata em velocidade alta até começar a encorpar e formar picos moles. Junte o açúcar, diminua a velocidade e bata até atingir a consistência de chantili. Fique de olho, porque se passar do ponto, já era. ;) Desligue a batedeira e incorpore delicadamente o cream cheese.
Mantenha refrigerado até a hora de servir.

Montagem
Coloque uma generosa porção de chantili em um prato ou taça de sobremesa. Sobre ele, posicione a pêra e regue com a calda. O mel entra por último, podendo inclusive ser servido a gosto por cada convidado.

receita Peras assadas com vinho branco e especiarias chantili com cream cheese

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

13 comentários

  1. Tercio Lemos diz:

    Ficou muito bonito essa pera ao cozida no vinho, mas é diferente da pera ao vinho tradicional.
    Peras portuguesas, as preferidas de minha filha.

    Obrigado pela dica.
    Baby Back Ribs

    1. Há uma outra receita aqui no blog, Tercio, onde as peras são cozidas no fogão, em vinho tinto: http://bit.ly/T8xk5r. :)
      Esta assada tem sabor mais delicado que a outra.

  2. Artigo muito interessante, muito obrigado! A receita parece realmente deliciosa, vou tentar faze-la em casa ! Eu vou usar reduções do site Festcupom http://festcupom.com.br/ para uma receita menos cara.

  3. Gabriela diz:

    Que delícia Maria! Faço peras assadas também, mas ao invés de vinho e mel, uso o suco de uva integral sem açúcar, pois ele, depois de um tempo de fervura, reduz e vira uma calda doce e grossa. Os outros ingredientes são os mesmos, mas ainda acrescento cardamomo, lascas de gengibre e bolinhas de pimenta do reino para perfumar ainda mais!

    1. Ótimas dicas, Gabriela! Voltarei a elas quando for novamente assar peras ou maçãs. Obrigada. :)
      Beijo.

  4. Que delicia!
    Bjs, Susana

    1. Delícia e leve! :)
      Beijo, Susana.

  5. Fatima Guermandi diz:

    Elas ficaram levíssimas e delicadíssimas

    1. Amei saber, Fatima! <3

  6. Maravilhoso, fiz hoje e ta aprovadissimo!!

  7. Que receita boa! Simples e de bom gosto. Parece fácil de fazer também. Parabéns pelas fotos.

    1. Obrigada. :)
      Se fizer, vem me contar o que achou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.