Sobremesa com bolo e chantili caseiro

receita fácil Sobremesa com bolo e chantili caseiro

Minha mãe sempre foi boleira de mão cheia. De acordo com minhas lembranças de quando eu morava com ela, todos os finais de semana começavam com um bolo na mesa do lanche ou do café da manhã – os mais frequentes eram o bolo do diabo e o bolo de mel. Quando levavam cobertura e/ou recheio, qualquer sobra de bolo se tornava sobremesa para os dias da semana seguinte, mas, quando era uma versão básica, eu incrementava com os ingredientes que tivesse à mão. Naquele tempo, a minha preferida e improvisada sobremesa com bolo consistia em esfarelar a massa, misturar com leite condensado e um pouco de leite e levar ao congelador por alguns minutos. Pronto, ali estava uma fórmula infalível para domar, momentaneamente, os desajustados hormônios da adolescência (isso me fez lembrar de outro clássico e bombástico preparo: farinha láctea com leite condensado, até ficar denso e encorpado). Mas voltemos à sobremesa com bolo. A gente cresce e aprimora os preparos e, neste caso, isso resultou em uma versão mais delicada e menos calórica.

receita fácil Sobremesa com bolo e chantili caseiro

Como na versão adolescente, o bolo é esfarelado, colocado na taça onde será servido, e umedecido pelo licor de sua preferência, ou café, ou calda de cereja, ou o que lhes apetecer. Nesta sobremesa das fotos, usei um pouco da calda das cerejas e um pouco de café. Depois, acrescentei uma camada de cerejas picadas, chantili caseiro e cacau em pó salpicado para finalizar. Vocês podem colocar canela em pó, substituir cereja por tâmara, misturar alguma castanha, raspinhas da casca de laranja, sorvete… Enfim, esta sugestão é uma base perfeitamente adaptável à criatividade de vocês. Se a urgência permitir, deixem gelar um pouco antes de servir. A minha urgência disse que não seria necessário – para não usar a palavra possível – aguardar qualquer minuto adicional. Comi na mesma hora uma sobremesa com bolo bem úmido, o sabor do chocolate acentuado pelo café e adocicado pela calda de cereja, e a consistência levemente cremosa conferida pelo chantili. Amei!

receita fácil Sobremesa com bolo e chantili caseiro

Portanto, quando sobrar bolo, aproveitem!

Em média, o remédio demora entre 30 e 60 minutos para fazer efeito em homens com disfunção erétil .

Você também pode gostar...

7 comentários

  1. ana maria diz:

    Que ótima ideia Maria! Adorei a criatividade. Posso pedir para você postar as receitas de bolo do diabo e a outra do bolo da sua mãe? Uma semana abençoada e obrigada por compartilhar essas delícias conosco. Beijocas, Ana Maria

    1. Que bom que gostou, Ana Maria. :)
      As receitas dos dois bolos já estão blog: http://bit.ly/bolododiabo e http://bit.ly/sorvetededocedeleite. Faça um ótimo proveito!
      Beijo!

  2. Excelente!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-

  3. priscila9meira diz:

    Maravilhoso, amei a ideia !!!!!!!!!!!!
    Bjs
    http://www.receitasselecionadas.com

  4. Bárbara Pustai diz:

    Quando eu era criança fazia a mesma coisa: esfarelava o bolo de chocolate e derramava uma generosa quantidade de leite condensado. Bons tempos aqueles que todas as calorias eram gastas na pracinha hehe. Beijo, Maria!

  5. Que linda ideia!
    Não consigo comer doces muito doces (nem convém) mas a Maria deixa espaço para a criatividade e para todos os gostos….bem haja!
    Não sabia que fazer de um grande resto de bolo de laranja
    …vou ensopá-lo em café e licor de café e cobri-lo com chantilly, creio que ficara muito bom!
    Beijinhos de Lisboa :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.