Suco verde de tangerina com taioba e pepino

receita Suco verde de tangerina com taioba e pepino

A receita de hoje foi inspirada por uma padaria que adoro e que frequento com assiduidade em Ubatuba/SP (a mesma que vende o pão de castanha que usei nessa receita de rabanada).
Quando  enxerguei essa combinação no cardápio, eu a achei um tanto estranha, mas, pela curiosidade e pela dose de saúde, resolvi experimentar. Prontamente me apaixonei, de tal forma que, quando tomo café da manhã lá, ou peço suco de laranja, ou de laranja com taioba, pepino e mel. Demorei um pouco para reproduzir o suco em casa porque, justamente nessas receitas mais simples, tenho uma certa dificuldade de acertar as dosagens. No entanto, não resisti a essa safra de tangerinas tão doces e suculentas e com elas substituí as laranjas, na primeira e já bem-sucedida tentativa deste suco verde de tangerina com taioba e pepino.

receita Suco de tangerina com taioba e pepino

Essas frutas andam tão abundantes que merecem desdobramentos como geleias, caldas para banana frita ou cozida, bolos e até mesmo em molho para peixes ou saladas . Mas voltando aos líquidos, o suco feito apenas com as tangerinas é o que mais preparo por aqui, sem água ou açúcar; acho divino. Em dias comemorativos, elas compõem um dos drinks com espumante que mais gosto e, em noites frias, elas costumam adoçar e perfumar chás como o de gengibre e, nessa última semana, se transformaram no meu suco matinal, combinadas com taioba e pepino. Estão tão doces que até dispensei o mel.

receita Suco verde de tangerina com taioba e pepino

Àqueles que estranharam os ingredientes, peço que tentem abstrair a composição e experimentem. Nenhum gosto se sobrepõe e o resultado é um suco saboroso, salutar, naturalmente adoçado e muito refrescante. Aposto que vocês vão adorar!
O suco de tangerina com taioba e pepino acompanhou torradas feitas com pão sem glúten, também da padaria Integrale, geleia de cereja e um bom café.

receita Suco verde de tangerina com taioba e pepino

Suco verde de tangerina com taioba e pepino
Conteúdo publicado no Prazer&Cia do Jornal A Gazeta em 13/09/2013.

Rendimento
Aproximadamente 1 copo de 250 ml

Ingredientes
2 tangerinas doces e muito suculentas
½ pepino japonês com casca
1 folha pequena de taioba
mel (opcional)

Modo de fazer o suco verde de tangerina
Retire o talo central da taioba e os dois laterais principais. Lave e mergulhe os pedaços da folha em água fervente por 2 minutos, retire e reserve.

Faça um suco com as tangerinas, cortando-as e espremendo-as como se fossem laranjas. Retire as sementes que eventualmente tenham caído junto ao suco.

Transfira o suco para um liquidificador ou copo de mixer, junte o pepino lavado e picado, a folha de taioba branqueada e bata até combinar tudo.

Experimente e, se achar necessário, acrescente mel a gosto. Coe e sirva em seguida, com ou sem gelo.

Dica
O suco de tangerina pode ser substituído por suco de laranja.

Importante
Há quem diga para não consumir a taioba crua. Eu consumo e nunca tive problema, mas tento privilegiar as folhas menores, mais novas, pois elas têm menos concentração de oxalato de cálcio (substância tóxica que, nas quantidades presentes na taioba mansa, pode causar reações como coceira e pinicação na boca e na garganta). Para aqueles que colhem a própria taioba em locais onde ela cresce em qualquer lugar, como aqui em Ubatuba, é muito importante saber diferenciar a taioba mansa, boa para consumo, da brava, que é tóxica. A Neide Rigo, no seu sempre útil e excelente Come-se, nos explica as diferenças.

Mas antes vamos conhecer um pouco da história do . Acompanhe com a gente.

Você também pode gostar...

14 comentários

  1. deve ser muito bom! vou experimentar esse fim de semana!

    1. Quero sua opinião sobre o sabor, Helena. :)

  2. Denise (Dê) diz:

    Méri, adoro sucos verdes!
    Vou experimentar assim que sair da dieta suuuper restritiva em que estou!

    agora um parêntese:
    que toalha FOFA essa!!! apaixonei!

    beijos.

    1. Credo! Dieta que não pode nem um suquinho verde??! Tá comendo o quê?

      Esse jogo americano é uma fofura mesmo. Comprei há muitos anos em uma lojinha que certamente não existe mais em Iriri.

      Beijão!

  3. Ola, Inspirada nessa receita fiz um suco no mix com laranja maçã e uma folha de TAIOBA, assim q tomei minha garganta começou a arranhar, o meu rosto td formigar. Eu passei muito mal mesmo, inclusive com sensação de asfixia. Fiquei muito assustada e fui procurar na internet e achei muitas indicações de que não se deve comer a taioba crua.

    " Atenção a esse alerta: o consumo das folhas cruas está proibido já que a taioba contém altas quantidades de cristais de oxalato de cálcio – substância que irrita as mucosas da boca e da garganta, causando sensação de asfixia. Para evitar que isso aconteça, é simples: afervente a hortaliça e escorra a água utilizada. "Evite utilizar folhas velhas e secas, pois elas concentram ainda mais dessa substância".

    1. Sati, sinto muito pelo que passou.
      Eu como taioba crua na salada e também nesse suco e nunca tive qualquer reação. O que me ocorre é que, talvez, a folha que você ingeriu seja a taioba brava. É ela que contem altas quantidades de oxalato de cálcio e que provoca reações fortes, incluindo a sensação de asfixia que você citou. Essa não deve ser consumida nem crua nem cozida. Você comprou a taioba ou a colheu?
      Aguardo mais informações para complementarmos o post e aproveito para compartilhar esse da Neide Rigo ensinando a diferenciar a taioba mansa da brava: http://come-se.blogspot.com.br/2008/01/taiobas-mansas-taiobas-bravas.html.
      Beijo.

  4. Olá, colhi duas folhas jovens de taioba do quintal e refoguei. Já havia feito bolinhos com as folhas da mesma planta.
    Comi agora a pouco no almoço e senti na hora uma irritação na língua, mucosa da boca e garganta. Parece que está queimando. Também fui pesquisar na internet e encontrei a problemática do oxalato de cálcio.
    Tenho certeza que trata-se da taioba comestível, pelas características da inserção da folha no pecíolo e pela confirmação da Beth, produtora da rede Agroecológica Caiçara de Ubatuba, em visita recente para revitalização do nosso jardim.
    Acredito que eu não tenha refogado o suficiente. Das próximas vezes irei aferventar bastante e escorrer a água antes de refogar, conforme dica da Sati.

    1. Lara, eu já usei algumas compradas na própria Rede Agroecológica para fazer esse suco e não tive reação alguma. Mas depois do depoimento de vocês, estou até ficando com receio de comer as que nascem espontâneas aqui no bairro. rs

  5. marcia diz:

    Estou com dúvidas quanto ingerir a taioba crua.
    Pode ser tóxica?? Fiz o uso do suco de taioba+ alpiste por três dias.

    1. Há um tipo de taioba que é tóxica sim, Marcia. No entanto, a que encontramos para vender pode ser consumida crua, preferencialmente retirando o talo. Recomendo acessar o último link do post, onde sinalizei como “Importante”. ;)

  6. Claudina Ribeiro diz:

    Tenho muita taioba plantada,uzo sempre e nunca senti nadinha,agora vou experimentar fazer o suco. A folha do inhame é que muitas pessoas confundem são bem parecidas elas não podem ser consumidas

  7. Thalita Santos diz:

    Será que posso fazer o suco com:
    beterraba
    taioba
    laranja????

    1. Pode, claro, Thalita. :)
      Ficará um pouco mais terroso por conta da beterraba. É o pepino o deixa bem refrescante. Experimente um dia com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.