Ovo quente com palitos temperados de pão

receita ovo quente palitos pão temperados brunch

Com a chegada dos dias frios, e com o clima de férias que os visitantes da cidade transpiram, os cafés da manhã passaram a ser mais encorpados. Eu, que em geral me contento com uma fruta com cereal, passei a fazer dessa a primeira etapa do dia, agora muitas vezes seguida por um pão na chapa com requeijão ou torradas com ovo mexido, além de suco de laranja ou mexerica e uma xícara de café com leite. Numa dessas manhãs, lembrei dessa charmosa maneira de servir pão com ovo e achei que seria uma bela dica para publicar no site Casa de Valentina.

receita ovo quente palitos pão temperados brunch

Além do pão ser cortado em palitos, ele vai para a mesa levemente torrado e temperado com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Ou, claro, com o tempero que vocês preferirem. Cada um quebra uma tampinha na casca do ovo, tempera com mais um pouquinho de sal e mergulha os palitos de pão para, em seguida, comê-los quentinhos e envoltos com a gema do ovo. Salivo só de escrever.

receita ovo quente palitos pão temperados brunch

Mas não é só para um café da manhã que esse ovo quente com palitos temperados de pão empresta o seu charme. Para mim, essa dupla parece perfeita também para um almoço leve, ou ainda, para ser servida num brunch; refeição que, por sinal, eu adoro. Quando fiz esse ovo para fotografar para o DigaMaria, ele se transformou no meu almoço, acompanhando uma salada de abobrinha, ervilha torta, alho e tomates feitos na chapa, agrião e molho de geleia de cassis.

receita ovo quente palitos pão temperados brunch

Aproveitem logo –e muito– essa sugestão de ovo quente para o café da manhã, pois, em breve, estaremos novamente cheios de calor e apetite apenas para comidas leves e frias.

Ingredientes para o ovo quente com palitos temperados de pão
1 ovo grande
1 fatia de pão de forma, ou um pão pequeno de sua preferência
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
manteiga ou azeite

receita ovo quente palitos pão temperados brunch

Modo de fazer o ovo quente e os palitos de pão
Coloque água para ferver para cozinhar o ovo.

Enquanto isso, fatie o pão escolhido, no sentido do comprimento, formando palitos com cerca de 2-3 cm de espessura. Pincele com azeite ou passe manteiga e leve a uma chapa ou frigideira aquecida. Salpique sal e pimenta-do-reino e, se quiser, outro tempero de seu gosto. Vire sempre que a superfície de baixo dourar. Retire quando os palitos estiverem dourados e crocantes por igual.

Quando a água ferver, coloque o ovo e marque 4 minutos. Descarte a água quente e coloque o ovo na água fria para interromper o cozimento. Nesse ponto ele deverá ter a clara cozida e durinha e a gema mole e quente.

Quebre uma “tampinha” na casca do ovo, salpique sal e pimenta e sirva com os palitos temperados e crocantes de pão.

receita ovo quente palitos pão temperados brunch

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. valentinajacome diz:

    Amo ovos. De ser perigoso mesmo, nao consigo parar. por aqui estes ovos se chamam 'soldiers' – ovos quentes com palitinhos de pao. Realmente otimo para o calor. Bom domingo pra ti.

    1. Soube recentemente que se chamam assim nos EUA. Sabe a origem desse nome, Valentina?
      Beijo!

  2. Vilma Vieira diz:

    Oi Maria, suas receitas são sempre um sucesso. Já fiz o sorvete de doce de leite e todos amaram, hj farei o bolo de mel, depois venho aqui informar se gostamos(como se fosse possivel não gostar do que vc faz). Mas vamos a pergunta principal: amo ovo com gema mole, estou muito tentada a fazer essa sua belissima receita, mas me tire uma duvida: o ovo quando colocado na agua fervendo não corre o risco de estourar a casca? Aqui sempre que faço ovos cozidos coloco-os na agua fria, justamente para evitar que estourem. Aguardo sua resposta e mais uma vez PARABÉNS!!!Te acompanho e digo para as minhas amigas para acessarem seu "diga Maria" pela excelência de receitas. Beijos

    1. Que linda, Vilma! Obrigada pelas indicações e pelo entusiasmo. :)
      Há sim o risco de quebrar, mas raramente acontece por aqui e é como sei controlar o ponto da gema. Coloco o ovo numa colher e o insiro com cuidado na água fervente. Experimente com os palitos temperados, fica muito bom.
      E quero notícias do bolo de mel!!
      Beijão!

    2. Coloque um pouco de vinagre na água que o ovo não racha a casca, truque da minha mãe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.