Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Iogurte é algo que raramente consumo. Mas apareceu pelas bandas de cá uma prima muito querida, que mora bem longe e que adora iogurte. Acrescentem a esse episódio a existência de um fornecedor de leite fresco, e a minha mãe, que já andava craque em fazer iogurte caseiro. Como vocês podem ver, não faltaram fatores me trazendo para este post.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

A receita é simples, simples, simples. Mas além disso, o que me fascina é a grande possibilidade de desdobramentos que ela proporciona. O leite se transforma em um cremoso iogurte natural. A partir desse ponto, podemos drená-lo chegando à consistência do iogurte grego, e, em seguida à da coalhada seca. Não é incrível?!

No primeiro estágio – iogurte natural – consumi misturando ameixa ou leite de coco e coco ralado, pois amo esses sabores de iogurte. No segundo – firme como um iogurte grego – acompanhei de geleia em alguns lanches da tarde. No terceiro – coalhada, o que creio ser meu preferido – usei e abusei misturando a saladas, servindo com quibe ou simplesmente sobre uma boa torrada com azeite e pimenta-do-reino.

Quando fizerem, voltem para me contar como empregaram esta receita de iogurte tão simples, nutritiva e versátil.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Ingredientes
1 litro de leite integral
1 embalagem de 170 gramas de iogurte natural integral
1 colher de sopa de açúcar refinado

Modo de fazer
Ferva o leite.

Desligue o fogo e aguarde amornar por alguns minutos. O leite deverá ficar numa temperatura que possibilite permanecermos por 10 segundos com um pedacinho do dedo mergulhado nele.

Transfira para um recipiente de vidro ou cerâmica e misture bem o iogurte e o açúcar. Envolva o recipiente com um pano de prato limpo e mantenha num lugar sem corrente de vento – de preferência mais quentinho – por no mínimo 6 horas.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Remova o pano de prato e, caso tenha soltado soro, descarte-o (dizem que é um bom adubo para plantas). O iogurte terá formado um bloco mais encorpado; mexa com uma colher e aí estará seu iogurte caseiro cremoso. Se quiser misturar frutas, não use mixer ou liquidificador, a menos que queira um iogurte para beber. Para acrescentar sabor e mantê-lo encorpado é necessário misturar apenas com uma colher. No caso de ameixa, por exemplo, bata apenas um pouco do iogurte com a fruta e depois misture manualmente com o restante.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca
Esse iogurte de ameixa eu fiz para beber batendo 1/2 copo de iogurte com 5 ameixas secas e uma colher de sopa de açúcar.

Caso queira uma opção mais grossa como o iogurte grego – ou até uma pasta mais sequinha, como uma coalhada seca – monte um coador de café com filtro de papel sobre um copo ou jarra e coloque o iogurte para escorrer na geladeira até obter a consistência desejada. O mesmo processo pode ser feito com um pano de prato e uma colher de pau, como explicado na receita de queijo caseiro.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Mantenha o iogurte na geladeira e consuma puro ou acompanhado de frutas ou geleias. Se fizer coalhada, sugiro usá-la como acompanhamento para esse delicioso quibe de abóbora ou para o quibe assado de carne com castanhas.

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

155 comentários

  1. s.marya diz:

    Posso usar leite semidesnatado/desnatado com adoçante ?

    1. Ainda não testei essa variação com leite desnatado… Mas checarei com minha mãe, também adepta do leite mais magro, para saber se ela já fez.
      Quanto ao açúcar, pode fazer sem ele se preferir, deixando para colocar adoçante depois de pronto.

      1. Já usei com leite semidesnatado, sem lactose e desnatado. Fica bem mais líquido. Pra deixar mais firme é só acrescentar 1 colher de leite em pó (qualquer um). Fica a dica! =D

      2. o fiz errado quando ficou viscoso

    2. Eu fiz e nao deu certo!

      1. O que aconteceu, Liana?

    3. faço com leite desnatado de caixinha e dá super certo.

      1. Bom saber que funciona bem com o de caixinha, Cleire. Obrigada por nos contar. :)

    4. eu ja tentei e mas não deu certo

      1. O que aconteceu, Iohana?

    5. Olá Maria,passei para agradecer pela receita,fiz ontem pela primeira vez o iogurte e ficou delicioso!!!é realmente muito fácil!!! estou saboreando com minha família!nossos pequenos adoram e consomem com frutas e granola.Um super abraço! e mais uma vez obrigada!!!

    6. anderson diz:

      alguem sabe dizer se formar soro eu devo jogar fora o soro ou a receita inteira ?

      1. Olá, Anderson.
        Formar soro é normal e ele é saudável. Você pode aproveitá-lo para regar plantas ou mesmo para usar em bolos ou sucos e vitaminas. :)

        1. Lourds Mary Kennedy diz:

          Faço pão com o soro

  2. Paula Coelho diz:

    Oi Maria,

    Você diz: "Transfira para um recipiente de vidro ou cerâmica e misture bem o leite e o açúcar. " Não seria: Transfira para um recipiente de vidro ou cerâmica e misture bem o iogurte e o açúcar? É que não vi onde entra o iogurte na receita, logo, imaginei que fosse nessa etapa.

    Bjs.

    1. Exatamente, Paula! Já alterei no post. Obrigada, querida. :)

    2. Loreine diz:

      Eh pq ele está em forma de leite ainda, só depois ele vira o iogurte.

  3. Paula Coelho diz:

    Ah! Tenho a mesma dúvida da s.marya. Infelizmente não sou tão magrinha quanto vc e preciso de algo mais light para o dia a dia…rsss… ;)

    1. Paula, como respondi há pouco pra Marya, nunca usei leite desnatado para fazer essa receita, mas o açúcar pode ser retirado sem problema. Apesar de que, a menos que seja diabética, uma colher de sopa em 1 litro de leite não é nada. ;) E cá entre nós, também não posso abusar da comida, mas depois que passei a consumir leite fresco não vejo mais graça nenhuma em longa vida e desnatado.
      Beijo! E se fizer a versão light, por favor me conte no que deu.

      1. Paula Coelho diz:

        Ah Maria,

        Vc pode sim, pode comer o que quiser! Claro q temos q cuidar da saúde, ms a balança definitivamente não parece ser sua inimiga!

        Vou fazer a receita ainda nesta semana com leite desnatado e vou substituir o açúcar por mel. Depois te digo se ficou bom. Qto tempo pode ser conservado na geladeira?

        De fato o açúcar não é o problema, ms sim o leite integral, até mesmo pq, não posso usar adoçante com frequência pois me faz mal.

        Acredito que tanto na culinária qto na vida, vale a regra do equilíbrio e bom senso! E como disse a Nigella no Estrelas, a gordura funciona p/ o organismo, como o hidratante p/ a pele…rsss. Minha mãe sempre diz e minha avó tb dizia que falta de gordura na comida faz mal à saúde! Então vamos nos permitir os pequenos prazeres da vida, afinal, o que seria da vida sem os pequenos prazeres?!?!

        Bj grande!

        1. Concordo plenamente, Paula. E sou mil vezes comer uma bela gordura de porco ou de uma picanha do que esse monte de gordura processada em forma de biscoito, sorvete, etc.
          Quanto à balança, ela é minha amiga porque em geral como porções pequenas. Mas se abuso um pouquinho ela logo denuncia. rsrs
          Uma grande amiga tem intolerância à lactose e ficou de experimentar fazer o iogurte com leite sem lactose. Estou aguardando o resultado. Tomara que dê certo com o mel pois acredito que a função do açúcar seja potencializar a fermentação do leite.
          Beijão!

          1. Paula Coelho diz:

            Sem dúvida Maria. A minha avó foi criada na roça, à base de banha de porco, e qdo veio para a cidade, manteve os hábitos alimentares. Ela faleceu aos 89 anos, com pressão arterial, colesterol, triglicerídeo e glicose de criança!

            Bjinho!

          2. Isso me fez lembrar meu avô que aos domingos comia um frango caipira inteiro, com pele e tudo mais, macarronada e uma taça de vinho (essa todos os dias) e viveu até os 103 anos, magro, lúcido e com todas as taxas em dia. É bem verdade que sua vida era bem diferente dessa sedentária que levamos em frente ao computador. rs

          3. Bel araújo diz:

            Bel araújo
            O açúcar serve pra dar uma quebrada no azedume do iogurte natural, assim como em molhos feitos com extratos de tomate. Alguns iogurtes naturais em potinhos são mais azedos que outros como por exemplo o da vigor é mais azedo porém mais firme que o da batavo.
            Ah, quando faço coloco em recipiente de vidro, (daqueles de conserva médio) coloco dentro da caixa de isopor depois dentro de saco plástico pra vedar bem e aguardo até no dia seguinte. bjão..adorei o blog!

  4. anavergara diz:

    eu costurei uma fraldinha de pano (em forma de saquinho) e uso sempre pra escorrer o soro. Essa do coador descartável é excelente, vou experimentar! Eu gosto da minha coalhada seca com azeite, temperinhos desidratados e flor de sal, huuuuummmm! Pão sírio e pronto! Ah! Com pepino fica delícia!

    1. Excelente ideia, Ana! Vou adotar. :)
      Também adoro com pepino; boa lembrança. Na próxima vez que eu fizer essa salada vou fotografar e trazer pra cá.
      Beijão!

  5. Méri, pro iogurte grego quanto tempo deixo ele no filtro, vc sabe? Ah, eu faço com iogurte desnatado e leite desnatado, só q pra ficar mais consistente coloco umas 2 col. sopa de leite em pó desnatado. Beijocas

    1. Gabys, não sei o tempo exato; o ideal é acompanhar até chegar na consistência que lhe agradar. ;)
      Beijo!

  6. lucimar diz:

    oi maria, sabe me dizer qual a validade desse iogurte na geladeira? e qual a melhor maneira de conserva-lo? tipo de pote, etc.. bjo

    1. Não sei a validade porque nunca durou tempo suficiente para estragar, Lucimar. rs Mas dura mais de uma semana.
      Quanto ao armazenamento, minha mãe costuma guardar em pote de vidro com tampa (na geladeira), desses porta mantimentos. Já eu costumo deixar em uma jarra de porcelana coberta com filme plástico. Me conta depois como armazenou o seu?
      Beijo!

  7. Juliana diz:

    Maria, você consegue leite fresco em Sao Paulo? Poderia nos dizer qual o fornecedor?
    Obrigada!

    1. Adoraria compartilhar, mas não conheço fornecedores na capital, Juliana. Eu compro na feira de Ubatuba, litoral norte de SP.
      Beijo!

    2. Você deve utilizar leite de saquinho. Nunca o longa vida.

      1. Maria C Senna diz:

        Por que usar o leite de saco? Aqui no RJ é difícil de achar …

        1. Porque ele é menos processado que o longa vida e com isso tem os atributos do leite mais preservados. Pode ser qualquer um que fique resfriado, como os de garrafinha ou saquinho. :)

  8. Edna Mateus diz:

    Maria, parabéns pelo seu blog! Não me canso de explorá-lo…
    Eu faço esta receita e todos aqui adoram. É uma ótima oportunidades para aqueles que, assim como eu, não gostam muito de laticínios, sobretudo do "azedo" iogurte natural, incluir esta proteína com regularidade, pois, a receita fica bem mais suave e saborosa…

    Ouso, no entanto, deixar uma variação para aqueles que, assim como eu, procuram receitas de menor valor calórico:
    – Ao invés de usar leite integral, utilize leite semi-desnatado (o desnatado não funciona, nem tente).
    – Dispense o açúcar da receita e o substitua por 4 colheres (sopa) de leite em pó…

    Também fica muito boa…
    Beijo, Maria. Muito Sucesso pra você!

    1. Obrigada pelo carinhoso comentário, Edna! Sinta-se à vontade para comentar e sugerir; este espaço é para isso mesmo, para aprendermos e ensinarmos. :)
      Acredito que o açúcar auxilie na fermentação, mas o leite em pó de fato ajuda a encorpar quando o leite usado é o semi-desnatado. No entanto, minha dúvida é: semi-desnatado+leite em pó, caloricamente falando, é muito diferente de usar leite integral?
      Beijo!

  9. Maria, rola de usar o soro pra fazer bolo, fica uma delícia. Usei em uma receita gringa pra substituir "buttermilk"

    1. Quero a receita do que você preparou. ;)

  10. ANdrrea diz:

    Sempre fazemos esta receita em casa, e amamos! A diferença é que não colocamos o açúcar. Costumamos prepará-lo a noite e deixa-lo dentro do micro-ondas (desligado, claro), por ser quentinho. Pela manhã temos um delicioso iogurte natural! Conssumimos com mel, granola ou frutas cozidas como morango e maracujá com um pouco de açúcar formando uma calda com pedaços huuuuuuuum, MARAVILHA!
    A coalhada gosto de temperar com azeite, sal, pimenta, ervas e servir com torradas. Deliciosamente saudável!

    1. É um luxo consumir essas delícias todas feitas em casa, né?! Eu estou preparando uma versão de iogurte de morango que em breve virá para o blog. Mas aposto que deve ser parecida com a que você faz. ;)

    2. teka nogueira diz:

      NÃO SEI PORQUE NÃO DEU CERTO. FICOU RALO.

      1. Teka, pode ter sido alguma questão com a temperatura do leite quando misturado ao iogurte ou mesmo do clima durante o tempo de descanso. :/

  11. Ívian diz:

    Maria, um litro de leite rende quanto de iogurte? Gostei da receitinha. Obrigada por compartilhá-la.

    1. Ívian, rende um pouco menos de 1 litro. Nunca medi mas arrisco dizer que uns 800 ml. :)

  12. Muito obrigado pela dica. Pretendo fazer mais um sabor de picolé natural. Farei de iogurte com framboesa.

  13. Voltei. Fiz conforme indicado, e devo dizer que nao funcionou. O iogurte ficou igual ao leite, só com cheiro de iogurte e nada mais. Tentei procurar mais informações e vi muita coisa desencontrada: uns falam que nao pode absolutamente ferver o leite, outros dizem que precisa, e outros ainda dizem que o leite tem de ficar morno. Ou seja…. informação confusa demais.
    http://www.fruttamesmo.blogspot.com

    1. Oi, Klaus. Antes de mais nada, sinto muito pela sua experiência frustrada…
      Aqui e na casa da minha mãe fazemos essa receita com muita frequência. Nunca experimentei não ferver e, até onde sei, o importante é que o leite esteja quente para morno. A temperatura ideal é, como descrevi na receita, assim que conseguimos colocar o dedo no leite e mantê-lo ali por uns 10 segundos, sem nos queimarmos, claro. ;) Vamos investigar um pouquinho para tentarmos encontrar algo que nos indique o que pode ter ocorrido de errado?!
      Você usou leite integral? Fresco ou longa vida?
      Aguardou esse ponto preciso da temperatura?
      O recipiente que abrigou a mistura de leite, açúcar e iogurte ficou bem abrigado pelo pano de prato e num local protegido do vento e do frio?
      Quanto tempo deixou descansar? E quando foi checar o resultado, a consistência do leite não havia mudado nada?

      Aguardo suas respostas para seguirmos adiante.

      1. Ola
        Eu acabei comprando uma iogurteira e agora posso me declarar satisfeito. A temperatura fca sempre perfeita e o tempo é sempre o mesmo. Sei que em oito horas terei mais um litro de iogurte. Eu nao sei o que fiz de errado antes, pelo menos agora eu sei que com essa simples maquininha a coisa da certo cem por cento. Ja fiz de framboesa e amanha farei de cafe

        1. Que bom que, à sua maneira, você resolveu a questão, Klaus. :)
          Acho que nunca experimentei com café. Fica bom?

          1. Sim, fica muito bom. Ja provei com pessego, e amanha farei com acerola

      2. marcia mendes carli diz:

        Olá, sempre usei leite desnatado ou semi e sempre deu certo. Acredito que seja mudança na quimica destes leites pq não acerto mais. Fica ralo, quase liquido e outra vez nem chegou coalhar.por favor me indique alguma marca!! Obrigado

  14. Maria, seu blog é incrível! Sempre testo algumas receitas. Quanto ao iogurte grego, quanto tempo levou em media no filtro? Não demorou muito?

    1. Aline, confesso que não medi o tempo, mas não mais do que um dia na geladeira. Me conta se experimentar?!
      Beijo!

  15. E se eu misturar o iogurte antes de ferver o leite ainda dara certo

    1. Acredito que sim, Paulo; basta que esteja na temperatura correta.

  16. Raquel diz:

    Maria, moro No Rio de Janeiro aqui está frio, isso pode influenciar? Fiz o iogurte e não deu certo… :(

    1. Pôxa, Raquel… Estava muito frio no dia que você fez? E o resultado, ficou com consistência de leite?

      1. Fiz com o leite sem ferver (pasteurizado), morno, estava demorando muito, umas 10 horas, e não havia coalhado, como aqui onde eu moro é muito frio, coloquei-o dentro de uma vasilha grande de plástico com tampa ao sol, só assim ele coalhou. Antes eu coloquei em potes de plástico envolvidos em filme. Ficou ótimo.Agora vou experimentar fazer com o leite fervido, acrescentando ameixas, conforme a receita do blog.

        1. Que bom que no fim tudo deu certo, Vera. Para fermentar é essencial que esse calor seja mantido. Fico agora na torcida para que goste do iogurte de ameixa e sugiro também o com calda de morango: http://bit.ly/15DvOfe.
          Beijo!

  17. Ola,

    Eu vi uma receita que é praticamente a mesma coisa,porem depois de aguardar as 8 horas você deve preparar um saquinho de gelatina e misturar ao produto da etapa anterior,levando toda esta mistura para a geladrira novamente.Ainda não testei.

    1. Mas a proposta era um iogurte mesmo ou algum desdobramento, Mauro?

  18. Olá, vim atrás da coalhada seca (quero acertar os temperos, pra ficar do jeito azedinho daquelas compradas perto da 25 de Março em SP), e lendo os comentários resolvi compartilhar algumas dicas que aprendi lendo por aí e testando (tenho feito iogurte natural/grego/coalhada todas as semanas nos últimos 6 meses):

    1. leite integral de saquinho, garrafa ou direto do produtor sempre dá resultados melhores;
    2. se for iniciar a 'produção' com iogurte natural comprado no mercado, descubra que dia chegam os iogurtes e compre o que foi fabricado mais recentemente (se possível, menos de 7 dias de fabricado);
    3. para 1 litro de leite, coloque somente 2 colheres de sopa de iogurte – assim haverá 'espaço' para os lactobacilos se multiplicarem;
    4. não misture o iogurte antes de ferver o leite – temperaturas maiores do que 45 ºC matam os lactobacilos responsáveis pela fermentação;
    5. para quem quer um iogurte mais firme ao final, mais horas são necessárias: deixe a impaciência de lado :-) e aguarde pelo menos 12 horas;
    6. para quem quer iogurte grego, use aqueles filtros permanentes de café (o nr. 103 é ótimo, muito mais fácil de lavar do que o tecido para fazer queijo) e coe logo ao tirar do recipiente onde coalhou (coa mais rápido do que coar o iogurte já refrigerado);
    7. aproveite o soro para molhar vaso de tomates, substituir leite em receitas de bolo, na vitamina de frutas, ou dar para os cachorros, gelado ou não, como um mimo: eles adoram!

    Nossa!, virou um jornal! É que eu amo iogurte e derivados, e fico contente de poder ajudar outras pessoas a aproveitar essa dádiva.

    Um abraço!

    1. Adorei as dicas, Karen. Super obrigada por compartilhá-las conosco. :)
      Beijo!

    2. Rosangela Sorgetz diz:

      Karen gostei muito de sua dica, quanto a temperatura do leite e da fabricação do iogurte, pois faço e meu iogurte sempre fica cremoso, gosto mais ele durinho, e acho que estou misturando o iogurte com o leite muito quente, mas eu não boto nada além do iogurte natural, mas depois de bem misturado eu coloco em copos e ainda os coloco em uma panela com água quente e os fecho, sempre faço de um dia para outro. Abraços e uma Feliz Páscoa

    3. Fellipe diz:

      Karen,

      Muito obrigado por suas dicas. Comecei a fazer iogurte em casa a poucos dias, mas ele fica babento e não fica azedinho. Acho que com suas dicas vou conseguir. Novamente, obrigadão.

    4. joao carlos diz:

      OBRIGADO PELAS SUAS DICAS …PENSO EM COMPRAR UM TERMÔMETRO QUAL SERIA A TEMPERATURA IDEAL ?

      1. Eu nunca usei termômetro para isso, João Carlos, mas o indicado é deixar o leite atingir 85°C e permanecer por 4 minutos nessa temperatura. Depois, desligue o fogo e aguarde o leite chegar a 45°C para então misturar o iogurte.

    5. Oi meninas, estava aqui procurando algo diferente para iogurte, então já vi e vou testar outras formas que vocês passaram, Quero dizer que minha mãe ensinou assim: Compra leite tipo A pois precisamos do leite mesmo, ele desnatado ou semi não tem muito a aproveitar, então coloque em um refratário de vidro cubra com um pano de prato e o coloque no forno do fogão e ali fica dois dias e pronto para o consumo, pega-se a coalhada com concha de feijão e o soro fica lá protegendo o que ainda sobrou e ai fazer da sua opção, a que aprendi, é só acrescentar açúcar e comer. Sei que não é a melhor forma de se consumir, mas depois de pronto usaremos nossa criatividade. bjus

    6. Francinni Vitor diz:

      Uauuu…karen obrigada por essas valiosas informações Deus abençoe!

  19. kethlin diz:

    no que o açúcar influencia, é para diminuir o soro? ou o que? que souber por favor me responda.!!!
    obrigado…

    1. Kethlin, acredito que a função do açúcar seja auxiliar na fermentação. Mas se tiver qualquer restrição, pode preparar a receita sem ele. :)

  20. Monica Cirqueira diz:

    Poxa vida tentei fazer mas alguma coisa deu errado, eu acho que o iogurte que usei foi muito "VELHO" já que tinha mais de 5 dias de fabricação, o resultado da minha receita foi um leite com textura de COLA BRANCA…rsrsrs, irei tentar novamente e espero quer de certo.

    Amei o seu blog, achei ele maravilhoso PARABÉNS…

    1. Depois de pronto, você experimentou mexer com uma colher, Monica? Porque sua descrição me pareceu familiar, semelhante a uma das etapas que o iogurte passa quando coloco para escorrer em filtro de papel. Ficou ruim?
      No mais, que bom que curtiu o blog. Obrigada pela visita e sinta-se em casa! :)

  21. Eu já usei leite desnatado pra fazer iogurte e deu certo, quem não acertou da primeira vez acho que deveria tentar mais um pouco, porque vale a pena.bjus

    1. Adorei o incentivo, Neusa! Obrigada. :)

  22. Oi Maria, acredito que seja a primeira vez que visito o seu site e me apaixonei pelas suas receitas e seu jeito formal e carinhoso ao mesmo tempo de nos explicar :)
    Eu sou apaixonada por iogurte caseiro e como vi alguns comentários sobre fazer com leite desnatado, quero dizer que faço só com leite desnatado e dá certinho!
    Faço assim: 1 litro de leite desnatado até quase ferver, depois deixo chegar mais ou menos na temperatura que vc mencionou, 10 seg o dedo no leite e nao queimar, mas quentinho.. Aí, em uma xicara separada coloco em média 2 colheres apenas de sopa de um iogurte desnatado consistente e uma colher de sopa de leite em pó desnatado (mas também já fiz sem o leite em pó desnatado e ficou legal), misturo com um pouco do leite até ficar homogeneo e depois coloco essa mistura no leite quente.. Ponho num potinho com tampa, enrolo com uma espécie de toalha de mesa, coloco dentro de uma bolsa termica e ponho no forno num canto com a luz dele ligada, e ele desligado, claro.. Deixo por 7 a 8 horas e quando tiro, quentinho e lindo! Hahaha, depois deixo escorrer e blablabla.
    Desculpa o comentário gigaaaaaaaaaante, mas já fiz muito iogurte e joguei fora por usar desnatado e não conseguir =/, acho que o truque é armazenar ele durante as horas necessarias num lugar quente.. E por o iogurte no leite na temperatura adequada também, enfim, espero ajudar, é a unica intenção, rs.

    Mais uma vez obrigada pelas receitinhas e tudo de bom pra você!
    Beijinhos.

    1. Fique à vontade para comentar e sugerir, Larissa. :)
      Adorei a dica da bolsa térmica. Perfeita!
      Beijão e bons iogurtes!

  23. ola gostaria de saber se eu posso usar o mesmo iogurte para fazer novas receitas obrigada!

    1. Não só pode como deve, Rosa, ;) Depois me conte o que achou.
      Beijo.

  24. Eu fiz, e deu super certo! Ficou delicioso e agora tenho uma jarra geladinha de iogurte natural feito por mim na geladeira. Obrigada por compartilhar a receita!
    OBS: Usei adoçante no lugar do açucar e isto nao influenciou o resultado.

    1. Oba! Mais uma leitora feliz! :D
      Obrigada por voltar e me contar, Carla.

  25. Olá Maria, como vai?
    Entao, eu fiz e acho q deu mto certo, nao deu nem soro para ser retirado….será q é pq eu usei o leite vindo diretamente da roça? ou pq eu deixei descansar das 19:00 às 07:00?
    mas enfim ficou mto bom…obrigada pela iniciativa de disponibilizar a receita…

    1. Renata, confesso que o resultado final ainda é um mistério para mim. rs Também já tive essa experiência de não ficar soro algum, já encontrei um bloquinho super firme de iogurte e já tive um líquido encorpado e com cara de talhado que, ao misturar com a colher, se tornava um iogurte bem cremoso. E tudo isso usando sempre o mesmo leite e o mesmo iogurte.
      Amei saber que o seu deu super certo. E feito com leite de verdade, não tenho dúvida que ficou divino.

      1. Claudeci Santana diz:

        Oi Maria, essa quantidade de soro está relacionada ao teor de sólidos do leite. Eu tenho as vacas escolhidas das quais faço iogurte e coalhada que tem quase ou nenhum soro. O tempo de lactaçao da vaca também influencia, quando já passa de seis meses de lactaçao o teor de sólidos aumenta.
        Quando as pessoas compram o leite de uma vaca que tem menos sólidos acham que está com água. Por isso sempre misturo o leite de todas, claro depois de separar a parte que vou usar.

  26. Veronica diz:

    Olá Maria fiz nessa manhã usei 2L de leite da roça e 4 potes de iogurte natural integral…. Miturei com o leite na temperatura que você indicou será que vai sai booom?… Porque vi uma receita que era dois potes para cada litro :D

    1. Aguardo notícias do seu iogurte pronto, Veronica. ;)

  27. Gente, ferver o leite nao eh o pontto mais importante. Vamos ppensar um pouco: o iogurte se da devido a acao de bacterias, correto? Bacterias especificas. Bem, o leite ''morninho'' eh a temperatura otima, q chamamos, para a cultura da colonia de bacterias. Nao eh necessario, entao, ferver; apenas q ele esteja morninho e q o ''descanso'' q se de tambe em local ''quentinho''.
    Mto boa receita! Abs

    1. Obrigada, Julia. :)

    2. Claudeci Santana diz:

      Mas é bom elevar a temperaturea até 60 graus pra eliminar as bactérias indesejáveis que podem prejudicar o "trabalho"dos lactobacilos

  28. Adoro as suas dicas!
    Além de super simpática, você tem um jeitinho todo doce e detalhado de explicar as receitas.
    Parabéns por seu trabalho!

    1. Muito obrigada, Ana! Sou muito feliz por levar esse conteúdo até vocês e por receber em troca leitores tão especiais. :)

  29. O segredo que interfere no resultado final
    É A temperatura da leite que deve ser morno e não é indicado ferver o leite para preservar os
    os lactobacilos naturais presentes no leite.Se junta o iogurte natural comprado pronto para auxiliar a fermentaçao e a multiplicaçao dos lactobacilos. O ponto ideal é aquela temperatura de mamadeira de neném .Depois que junta o leite morno o iogurte natural eu coloco em uma garrafa pet de refrigerante , lavada muito bem, depois é so embrulhar com um pano de algadoa e preservar em um local protejido recomendo o microondas ou uma caixa de papelão e melhor ainda dentro de uma caixa de isopor.Após. doze horas tira-se a garrafa do local quentinho vai verificar o conteúdo já. Levar a geladeira e o soro que. pode. ter juntado é só. drenar e denpejar o conteúdo. numa vazilha deixando sempre aproximadamente um copo do iogurte branco que é a base para a proxima receita. Não. precisa mais. comprar o copo de iogurte pronto reserve sempre uma base para repetir sempre a receita.

  30. sheila meireles diz:

    Pode falar mais do processo da coalhada? Não ficou claro pra mim na receita.
    Obrigada

  31. Silvana Márcia diz:

    Olá, aqui em casa fazemos sempre a coalhada (iogurte, como queiram). Usamos leite light semi desnatado, fervido bem. Depois descansa a uma temperatura de 40°C (uso o termômetro culinário),depois acrescento o iogurte natural e coloco em pequenas vasilhas cubro com um pano limpo e coloco no forno e no dia seguinte (quando faço a tarde) está ótimo de comer ajoelhado. Com mel e frutas, nozes, castanhas, banana amassada e aveia, enfim… Podem acreditar que dá certo. Paciência, amor e fazer como está sendo ensinado pela Maria, não tem erro. Bjins

  32. ana maria diz:

    Oiiiiiii Maria, tb queria saber melhor sobre a coalhada seca, amo! Será que devo só filtrar e ficar observando? Posso filtrar na geladeira? obrigada
    Ana

    1. Pode filtrar na geladeira sim, Ana Maria. Foi como fiz. Assim fica simples pois não estraga e, se ficar mais sequinha que o desejado, basta misturar um pouquinho do soro. ;)

  33. taniele fontes diz:

    Oi Maria tenho uma dúvida posso por a mistura pra descansar em um recipiente de plástico ,me responda com urgência preciso fazer hoje desde já obrigada:-)

    1. Nunca usei de plástico, Taniele… Se puder usar um de cerâmica ou vidro, acredito que o calor será melhor conservado.
      Depois me conte!

      1. Oi Maria já e a segunda vez que faço e não ficou legal a primeira ficou com uma aparência melosa tipo uma baba e a segunda que fizmsua receita na vasilha de vidro fiz como tá ensinando e dessa vez ficou líquido como o leite normal desisto ,mas desde já obrigada:-)

        1. Puxa vida, Taniele… O meu já ficou com esse aspecto de baba e mexi vigorosamente com uma colher e ficou ótimo. Sinto muito… :(

  34. Não sei se alguem ja colocou isso, mas ai vai, quando faço, fervo cerca de 400 de leite dai misturo com o restante, que esta em temperatura ambiente, e com duas colheres de leite em pó, acrescento o pote de yogurte, e sempre funciona bem…. guardo em potes de vidro, que continham geleia, costumo fazer com leite semidesnatado, ja fiz com desnatado, a diferença no resultado, consistencia menos firme.

  35. Só uma observação:
    Faço esse processo sempre e dá certo. Para ser mais prático, não precisa ferver o leite, apenas aquecer até a temperatura ideal. O segredo está na temperatura certa do leite e na conservação dela durante o processo de fermentação.

  36. Poxa…fiz e não mudou em nada a textura do leite. Apenas ficou com cheiro de iogurte. O que pode ter dado errado? Existe alguma coisa que eu posso fazer para não perder a receita? Morro de dó de estragar comida…

  37. ana paula diz:

    oii eu fiz hoje o iogurte e conversando acabei deligando,e colocando o iogurte direto a receita vai dar errada???se der errada o que posso fazer com ela?? obrigada…..

  38. Cris Barros diz:

    Boa noite, Maria,
    Descobri o seu blog há umas duas semanas e estou encantada. Amei!!! Cada receita maravilhosa e, melhor ainda, fáceis de fazer,
    Esta semana eu fiz o iogurte, olha que já tinha feito iogurte caseiro antes, mas como esse eu ainda não tinha feito. Ficou perfeito e delicioso, do jeito que eu gosto, pouco açúcar e cremoso.
    Que bom que esse blog existe. Depois vou fazer o quibe de abóbora.
    Bjs e parabéns

  39. O cream cheese e a coalhada seca são o mesmo produto?

  40. Maria Gabriela diz:

    Chará….bom dia!!!
    Desde que vi esta receita, me tornei produtora semanal de iogurte, já não compro mais o de potinho para fazê-lo, já estou usando o meu próprio iogurte para a próxima produção.
    Com o tempo fui desenvolvendo e adaptando meu paladar, e acredito que as dicas são bacanas:
    1º não uso açucar, mas sim mel ou melado;
    2º Ao ferver o leite, eu insiro alguma especiaria: canela, alfazema, cravo. Dá um sabor bem suave;
    3º Antes de inserir o iogurte no leite morno, eu dessoro. Isso fará com que o iogurte fique muito mais consistente e cremoso , meu iogurte fica de colherada!
    4º Após inserir o iogurte seco no leite morno, deixo descansando um pouco (+- 1h) e depois coloco o pote no banho-maria (não mto quente, morninho). Isso gera um ambiente às bactérias e garante que elas farão um iogurte também consistente e cremoso.
    É isso…
    Abraços e Sorrisos…e um ano sabaroso!!!

  41. Elisangela diz:

    Vou tentar fazer a coalhada….espero que de certo..depois volto para contar…abraços!!

  42. Posso comprar a coalhada no mercado para fazer o iogurte? Não sei se vende iogurte natural e coalhada, ou é tudo a mesma coisa. :-)

  43. Faço iogurte com leite desnatado, leite em pó desnatado, e 1 copinho de iogurte COM MEL, que não fica ácido.

  44. Oi Maria… Eu utilizo todos os tipos de leite, natural ou pasteurizado, seja integral a desnatado e sempre dá certo o ponto de iogurte… Apenas duas vezes, em mais de 20 anos, o leite não entrou em processo de fermentação… Então penso que, quando dá errado é devido a pressa em consumir o iogurte e assim não se espera o tempo correto para que o leite fermente… Ah, ás vezes, adiciono algumas gotas de limão, ajuda no processo…

  45. Eu faço o iogurte ou a colhada da seguinte maneira:Amorno o leite ,testo a temperatura ,com o dedo,coloco 2 colheres de sopa do iogurte natural e mexo. Ligo o forno por 2 minutos,desligo-o
    e coloco o pirex no forno desligado;no dia seguinte está pronto, sem precisar envolver em cober-
    tor.Se acontece de não coalhar eu espremo algumas gotas de limão e esquento por 1 minuto no
    microondas e ele talha facilmente.Um abraço da Stela

  46. theressa sandra diz:

    Bom Dia Maria!!
    Parabéns pelo blog.Fiz sua receita de iogurte mas o meu ficou viscoso,tem algum procedimento pra desfazer isso depois de pronto?
    Abraços .
    Obrigada

  47. Gente eu faço essa receita com leite semi desnatado e com o potinho do iogurte grego 170g
    e dá super certo, não acrescento açúcar, na hora que vou consumir pingo umas 4 gotinhas de sucralose e fica perfeito, ou se eu for comer com frutas doces nem precisa da sucralose…

  48. Fiz a receita e coloquei em um pote daqueles que é próprio pra microondas e coloquei no forno para descansar. Pode estragar o pote ou o iogurte?

  49. Marina diz:

    Olá! Vi que Algumas pessoas não conseguiram o ponto de iogurte…. Sugiro trocarem a marca do leite (preferencialmente para um de saquinho). Normalmente se o leite não fermenta dessa forma é porque tem muito antibiótico (que dão para as vacas não terem mastite). Logo, com muito antibiótico, os microorganismos não crescem para fazer o iogurte…. Fica a dica.

  50. uma amiga minha disse que pode bater no liquidificador mas nessa receita não pode como faço .
    vo misturar o suco de morango e faser !!!

    1. Lena, pode bater sim. No entanto, ele ficará com uma consistência bem mais líquida, por isso opto por misturar com uma colher.
      Depois nos conte o que achou.

  51. Boa noite. Bom eu sou fã de iogurte, e ja vi várias receitas legais
    Todas são muito parecidas , porém em um site vi adicionar um pote de
    iogurte natural em 1 litro de leite "usei caixinha"
    mas ficava um pouco ralo, parecido com bebida
    láctea. O leite eu não fervo e nem amorno,
    Isso so influencia creio eu na velocidade de
    multiplicação das bactérias do iogurte.
    Entao experimentei com meio litro de leite, mas como nao
    esquento, tem que se usar o leite temperatura ambiente e o
    iogurte também. Deixe o fora da geladeira ate ficar em temperatura
    ambiente. Adicione o iogurte ao leite, misture bem
    eu depois fecho a vasilha, enrolo numa toalha, coloco
    dentro de uma sacolinha de supermercado
    para poder ter um efeito estufa.
    guardo em um local onde fique sem luz e sem
    ninguem mexer. Coloco na parte de cima de meu
    guarda roupas, sempre deixei 12 horas para poder
    levar a geladeira, porém um dia esqueci e ficou la
    por mais 6 horas RS. E pra minha surpresa, ficou mais
    encorpado ainda. E nem usei leite em pó.
    O segredo foi fazer a mistura do
    iogurte com o leite em temperatura ambiente, como nao aqueço
    isso terá relevância. Assim como o tempo de cura.
    Vou fazendo o mais testes, novidades conto aki.
    abraços

  52. […] Receita completa DigaMaria […]

  53. Fernanda diz:

    Oie, só passei para dizer q pela primeira vez fiz iogurte natural caseiro, peguei essa dica da ameixa, ficou mto bom, todos em casa gostaram, vou fazer mais vezes. Obrigada

    1. Êêê!! Obrigada por vir nos contar!

  54. Rizzya Sacha diz:

    Olá, gostaria muito de uma resposta, pois é de uma dúvida e ficaria muito grata em receber.

    Fiz o iogurte natural, só que foi o seguinte: já tinha feito e consumimos aqui em casa. Só que sobrou um resto como de mais ou menos 100 ml, o que juntei com 500 ml de leite integral de vaca, já fervido e esfriando. Só que assim que agreguei o iogurte "velho" no leite, para fazer mais, daí ele na hora dividiu! Ficou parecendo leite talhado. Acho que foi por causa do leite ainda não estar na temperatura certa, deveria estar mais quente do que devia, e por isso deve ter dividido. Enrolei num pano como de costume e deixei a noite toda pra ver o que acontecia, só que só ficou mais e mais dividido, tanto que agora está meio a meio a garrafa de vidro: metade com o soro pra cima e a metade pra baixo, repousando no fundo da garrafa a massa branca.

    Minha dúvida é: O QUE EU FAÇO COM ESSE IOGURTE TALHADO? Dá pra fazer algo com ele, alguma receita? E como eu faria?

    Se puderem responder eu agradeceria muito! ;)

    1. Olá, Rizzya. :)
      Ele está mesmo talhado (no aspecto), ou apenas dividiu-se em soro e iogurte? Pergunto isso porque é normal o iogurte formar-se no fundo do recipiente e o soro subir. Esse soro podemos usar para fazer bolos ou mesmo para regar plantas.
      Aguardo notícias. Beijo.

  55. magali B Castello diz:

    Ola

    muito pratico essa receita.
    mas tenho uma duvida , posso colocar em pequenos potes de plastico apos pronto para deixar na geladeira…
    obigada.

    1. Sim, sim, Magali. :)

  56. Alexia Fernanda diz:

    Adorei a receita, ainda não a fiz, mais pretendo fazer o mais rápido possível! Que blog maravilhoso, que luxo'!

    1. Obrigada, Alexia! Sinta-se em casa! :)

  57. Silvana diz:

    Oi gostaria de saber se devo descartar o soro ou devo mecher tudo junto? … na verdade parece uma coalhada da forma que ta…

    1. Descarte o soro, Silvana. Ou use-o em bolos, sucos ou mesmo para regar plantas. :)

  58. nicione diz:

    oi gostaria de saber se a coalhada que fizas 13 hs pode ficar ate amanha as 9 hs fora da geladeira pq trabalho a noite e chego so no outro dia

    1. Se o clima estiver fresco pra frio, creio que sim, Nicione. Mas se o clima estiver quente, melhor não arriscar. ;)

  59. Bom dia!!!
    Uma duvida, já fiz essa receita por varias vezes, só que um certo dia errei a maneira de fazer e o leite ficou parecendo iogurte porém com cheiro azedo, dessa forma terei mesmo que descartar ou da para fazer um doce ou aproveitar de alguma forma esse produto ???

    quando não der certo, o que podemos fazer, joga se fora ou da para aproveitar ???

    1. Olá, Valdir. Transforme em coalhada seca. As instruções estão no finalzinho deste post. :)

      1. Entao fiz o iogurte e ficou com cheiro de leite azedo… Posso consumi-lo? Ou esta estragado?

  60. Clarice diz:

    Meu iogurte fica viscoso, por que será?

  61. Boa noite,Maria!!! Eu gostaria de saber se posso fazer a coalhada usando elite integral de caixinha e um potinho de coalhada print a de supermecado?! Poderia me retornar?! Obrigada deste já!!! Abraço!!!

    1. Acho que sim. Mas prefira sempre o leite que fica refrigerado; ele é menos processado e por isso menos alterado que o longa vida.

  62. Quero saber se tem a necessidade de colocar o açúcar… ou não precisa.

    1. Nunca fiz sem e não sei te dar essa resposta… :/

  63. ola eu fiz ms n sei como faco p deixar de ser um iogurte e passar a ser uma coalhada, deixei escorrer no pano d eprato de um dia p outro dentro da geladeira, mas ainda parece e cheira como iogurte, fiz c leite de caixinha e queropara temperar c sal limao azeite depois e p comer com kibe cru . o q preciso fazer mais? eu errei?

    1. Eu faço assim mesmo, Andreia. Às vezes bato um pouco com um fouet ou com um garfo, para a coalhada ficar mais fofinha.

  64. Oi Maria
    Quem sabe vc pode me ajudar .
    Qdo criança passei 1ma temporada em 1ma fazenda & la provei a QUALHADA SECA, & nunca esqueci hoje tento fazer & ñ encontro 1ma receita so com o leite .

    Lembro me q dizia>>deixava o leite ‘talhar’ tirava a parte cremosa q fica sobre o soro & guarda [ com esse ‘creme’ eh feito para ser usado com a coalhada apos pronta], voltando ….deixava a coalhda secar para sair o soro ela fica parecendo Cottage cheese so q SECA, dai se adiciona o ‘creme’ que vem ser a ‘nata’ & VOALA… Bom Proveito

    Sera q esse eh o caminho.
    POR FAVOR me ajude .
    OBRIGADO
    pg

    1. Não sei se entendi, Petrucio, mas creio que essa parte que sobe quando o leite talha é justamente a coalhada. A partir daí, é só deixar escorrer para virar seca. ;)

  65. Maria, que delícia esta dica de como fazer iogurte e coalhada seca! Amei! Fiz o iogurte e experimentei seus desdobramentos… fiz a sugestão do quibe assado com carne e castanha… hummm!

    Fiz pequenas adaptações, usei açúcar grosso no iogurte e para o quibe usei o queijo que eu tinha, daí eu servi ele quentinho… ; )

    1. Que delicia te ver por aqui, ainda mais com notícias gostosas assim. :)

  66. Andréa Queiroz diz:

    Maria…Não li os comentarios mas gostaria de saber pq o meu ficou babando?

  67. Francine diz:

    O meu não deu certo, ficou ralo!!!
    Tem algo a fazer, ou perdi tudo!!!

  68. Se não colocar açúcar da certo???

    1. Nunca testei. Mas creio que sim.

  69. Patrícia Rosa da Cruz diz:

    Fiz e ficou mole parece água,devo jogar tudo fora? Obrigada

    1. Que pena… Algo deve ter dado errado na temperatura… Experimente. Se o gosto estiver bom, pode usar para vitaminas, bolos, atc.

  70. rodolfo diz:

    Coalhada infalível:
    1lt leite tipo A integral de saquinho
    1 potinho (170g) coalhada ou iogurte FIRME (coalho)

    Ferva o leite e deixe baixar até 45° (gente, é muito barato o termômetro, pode ser aquele de espetar na carne).
    Em um pote coloque o coalho e um pouco do leite e mexa com um garfo para diluir, facilita para misturar.
    Quando estiver diluído, misture ao restante do leite.
    Coloque em um recipiente com tampa de preferência de vidro.
    Enrole com uma toalha para manter o calor por mais tempo e deixe por 12 horas sem mexer ou balançar.
    Pronto!

    Ps. pode se mudar muita coisa na receita, menos a temperatura, muito baixa, fica “babento”mas ainda dá para bater com fruta e beber, por exemplo. Muito quente o leite coalha muito rápido e “esfarela” fica um líquido (soro), com este farelo de coalhada em suspensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.