Massa com manteiga, creme de leite e ovo

massa com manteiga creme de leite e ovo 05

Eu raramente almoço sozinha. Quando isso acontece costumo ser mais prática que nos cardápios do dia a dia e preparo pratos únicos como uma bela e farta salada ou um frango assado com legumes. E se há uma parte chata em comer sozinha, há também toda a liberdade de comer de qualquer jeito, assim, de uma maneira quase primitiva. Se é que vocês me entendem. (risos)

massa com manteiga creme de leite e ovo

No dia em questão a fome surgiu cedo e a chuva que caía do outro lado da janela sugeria uma massa. A essa imagem juntei a de um ovo com gema mole e digitei no Google algo como pasta butter egg e um dos resultados inspirou a receita desta massa com manteiga que é rápida, saborosa e totalmente acolhedora. Certamente a prepararei muitas e muitas vezes e não apenas quando estiver só.

massa com manteiga creme de leite e ovo

Se quiserem dar um toque especial, ao invés de sal comum, salpiquem sal trufado sobre o ovo. Eu sei que é um item caro – um potinho custa cerca de R$50 -, mas quem tiver possibilidade e gostar do sabor da trufa, acho que vale a pena ter um desses na despensa. Além de durar muito tempo (aposto que o meu levará mais de um ano para ser consumido) ele tem o poder de transformar qualquer prato simples – como a nossa receita aqui – em uma verdadeira iguaria.

E vamos à receita que, com ou sem sal trufado, é maravilhosa! Ela foi inspirada aqui.

Rendimento
duas porções

Ingredientes
160 gramas da massa de sua preferência (usei capellini mas um fettuccini também seria ótimo!)
4 colheres de sopa de creme de leite
3 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
queijo parmesão ralado fino
pimenta-do-reino moída na hora
sal

Modo de fazer a massa com manteiga, creme de leite e ovo
Ferva água para a massa. Salgue e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem. Quando estiver al dente, escorra e reserve uma xícara da água do cozimento.

Aqueça uma frigideira e acrescente uma colher de manteiga. Frite os dois ovos deixando-os bem molinhos (clara e gema).

Abaixe a chama e volte a panela com o macarrão e um fundinho da água do cozimento pro fogo. Misture o creme de leite, o restante da manteiga e o parmesão. Desligue o fogo em seguida.

Distribua a massa nos pratos, posicione o ovo por cima, salpique sal e pimenta-do-reino a gosto e bom apetite!

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do .

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. maria célia c diz:

    É, os pratos que Maria prepara sempre são especiais, ainda quando simples…

  2. Maria, li essa receita ontem, num breve momento de descanço do trabalho.

    Chegando em casa depois de tantos compromissos e cansaço, olhei para o jantar pronto que minha mãe havia deixado e não me animei. Sei que a comida estava ótima, mas algo me impediu de come-la.

    Foi então que eu lembrei da receita! Tão simples e tão possível.

    Mas esse pensamento foi seguido por outro, como uma reprovação: imagina, se dar o deleite de preparar algo somente para vc, uma receita que seria bem vinda na mesa para a familia ou o namorado! Vc não tem o direito de come-la sozinha!

    Mas ai eu respirei fundo, lembrei das suas dicas, da maneira como vc sempre diz que comida é uma forma de carinho e me deixei falando sozinha em pensamento enqnto preparava a massa.

    Confesso que meu ovo não ficou molinho – falta de prática mesmo! mas o sabor ainda assim ficou incrível.

    Comi satisfeita comigo mesma, por essa quase infração mental cometida: comer sem culpa, sem ocasião especial, sem ninguém pra dividir o prato.

    Um beijo! E obrigada!!, não só pela receita, mas por nos dizer – mesmo que de outras formas – que cozinhar é nos amar um pouquinho mais.

    1. Nayara, fiquei emocionada lendo seu comentário. Fico sempre muito feliz ao levar mais sabor ou praticidade – ou os dois – até as casas dos leitores, mas quando o post desempenha um papel maior, como no seu caso, aí sim me sinto realizada. Muito obrigada pelo carinhoso retorno. E lembre-se sempre do bem que você se fez nesse jantar; cuidar de nós mesmas é mais que um direito nosso, é um dever. :)
      Grande beijo!

  3. Hummm… desejei! Mas vou esperar chover, porque a chuva do outro lado da janela passou a fazer parte da receita!;D

    Te espero no minasdemim com um sorteio fofo, viu?

    Ótimo domingo!

    1. Tens toda razão, Jussara. Eu a comi duas vezes na mesma semana, num dia de chuva e noutro ensolarado. Fico sem dúvida com o primeiro. ;)

  4. Nilton diz:

    Maria, Moro sozinho e seu site e meu oraculo para algumas noites de tédio!

    1. Amei saber que o ajudo a espantar o tédio, Nilton. Ô sentimento chato e que, por sorte, não cabe na cozinha. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.