Sorvete de chocolate (sem sorveteira)

Sorvete de chocolate sorvete de chocolate

Fui capturada pela imagem desse sorvete de chocolate quando a vi no blog A cup of Jo. Salvei imediatamente a receita e, ao contrário daquelas que separamos para preparar no dia em que lembrarmos, pensei nela todos os dias por quase uma semana.

Fiz. E só depois que coloquei no congelador é que li alguns comentários dizendo que a consistência não ficava exatamente a de um sorvete mas sim de algo próximo a uma ganache. Por isso, quando chequei a consistência e a encontrei quase uma musse depois de uma noite inteira no freezer, resolvi aguardar mais 12 horas. Sábia decisão. Com cerca de 24h de congelamento o sorvete estava robusto, pronto para ser servido.

sorvete de chocolate

Seu sabor é denso como a coloração sugere. É delicioso. Delicioso! A consistência é extremamente cremosa e, quando começa a derreter vai se tornando algo entre uma musse e um brigadeiro. E sabem o que isso quer dizer? Que vocês não precisam se preocupar porque está derretendo, porque todos os estágos são divinos! Sem falar que dispensa a sorveteira e o preparo é bastante simples.

Sorvete de chocolate

Então… que tal pararem de babar nas fotos e correrem para preparar este sorvete de chocolate pro final de semana?!

A receita veio daqui mas foi adaptada tanto nos ingredientes quanto no processo.

Ingredientes (rende cerca de 750 ml de sorvete de chocolate)
1 ¼ de xícara de chocolate meio-amargo picado pequeno (170 gramas)
¼ de xícara de cacau em pó
2 colheres de sopa de café (café coado ou expresso)
1 colher de chá de essência de baunilha
½ xícara de leite integral
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite integral sem soro
1 colher de sopa de mel
1 pitada de sal

Modo de fazer
Misture numa panela o leite, o leite condensado e o creme de leite e leve ao fogo até ferver.

Tire do fogo e junte o chocolate picado, o cacau em pó, o café, a baunilha e o mel. Mexa bem até o chocolate derreter por completo e o cacau dissolver (depois que o chocolate derreteu eu usei um mixer para terminar de misturar o cacau).

Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Misture mais uma vez para tirar a camada que se formará na superfície, cubra com filme plástico e leve ao congelador por cerca de 24h ou até firmar.

Se quiser finalizar na sorveteira, depois de esfriar em temperatura ambiente, leve ao refrigerador por algumas horas. Quando estiver bem gelado, transfira para a sorveteira e bata por 25 minutos. Leve ao congelador e aguarde firmar por cerca de 24h.

A diferença foi pequena entre as versões com e sem sorveteira. O sorvete batido na sorveteira ficou um pouco mais cremoso. O que não foi à sorveteira apresentou um leve resíduo de cacau em pó na textura.

A pílula azul que revolucionou a vida sexual de homens e abriu a discussão para temas tabus como a impotência sexual entre homens e mulheres.

Você também pode gostar...

65 comentários

  1. Maria, que fotos absurdamente lindas! O sorvete não tenho a menor dúvida que está divino, mas só pra comprovar minha intuição vou fazer e é pra já. Demorow.

    Muitos beijos (você fez falta, viu?)

    1. Êba!! Conta tudo depois, Sandra! E pode esquecê-lo por um tempo no congelador, viu?! Demora mesmo pra chegar ao ponto.
      Quanto ao Encontro, nem me fale… adoraria ter ido! Mas se minha intuição estiver certa, faltei por um ótimo motivo. ;)

    2. ñ sei parece ta delicioso

  2. Márcia diz:

    Meu Deus do céu….babei….que deliciaa!!! uma perguntinha…rs, qd vc fala café…é o cafe pronto ou o pó

    1. Café pronto, Márcia. Obrigada por perguntar; aproveitei para esclarecer no texto do post. ;)

  3. Ana Caroline de Mede diz:

    Maria, vc esta acabando com meu corpinho rsrsrs. Já fiz o sorvete de brigadeiro duas vezes no ultimo mês e com certeza vou fazer este sorvete na semana que vem. Estamos todos viciados!!

  4. Ana Caroline de Mede diz:

    Ah! Esquecí de perguntar. Sem problemas se eu não colocar o café neh? Não sou muito chegada no sabor.

    1. O sabor dele não aparece, Ana Caroline, mas ele acentua o sabor do chocolate. Mas se não quiser acrescentar, sem problema. ;)

  5. maria célia c diz:

    aimeudeus!!!

  6. Ana Bulhoes diz:

    O sorvete das fotos foi feito na sorveteira ou sem ela? Impossível não testar a receita. Mas pra mim tem que ser sem a sorveteira. E adeus à dieta, né?

    Estou conhecendo seu blog hoje e já amando tudo por aqui.

    Parabéns.

    beijo procê

    1. Bem-vinda, Ana! :)
      Esse da foto foi feito na sorveteira mas separei uma porção menor para comparar (mas que não renderia boas fotos) e, sinceramente, a diferença foi muito pequena. Notei mais um leve resíduo do cacau em pó, mas na consistência em si, quase nada. Pode fazer tranquila que vai funcionar; o mais importante é deixar o tempo que ele precisar no congelador.
      Depois me conta o que achou?
      Beijo.

  7. Danielle diz:

    Fotos lindas (como sempre!), receita com jeito de divina (como sempre!), vou fazer (como sempre!). Beijos e muito obrigada por você existir! kkkkkkkk

    1. Fofura! ;*

  8. Stefani diz:

    Olá Maria, passo sempre pelo seu blog apreciando seus belos posts e suas maravilhosas receitas, já testei algumas que no meu ponto de vista ficaram ótimas, mas ontem quando vi essa receita realmente me deu agua na boca, parei de babar e fui tentar fazer, de acordo com os ingredientes, eu leiga no assunto e sem sorveteria achei que não daria muito certo, mas como já tinha começado fui até o fim, hj para a tão esperada prova, só tenho a dizer que esse sorvete é realmente divino, derrete na boca, é cremoso e muiito saboroso.

    Parabéns!! E continue colocando receitas maravilhosas como essa!!

    Bju

    1. Que delícia saber que você já fez o sorvete, Stefani! Obrigada por ter vindo me contar. :)
      Beijo!

  9. Tô fazendo pro aniversário da Clarinha. Minha sobrinha, a Raquel, adora chocolate e vai delirar!

    Beijos!

    1. Êba!! Tenho certeza que ela vai amar esse sorvete, Helena!

  10. Cezar Luis diz:

    Olá,Maria ! Este sorvete de chocolate é semelhante àquele sorvete de brigadeiro pelo que eu notei.Ou estou enganado ?

  11. Maria, que delícia de receita….mais uma sobremesa de chocolate que vou querer fazer…

    Bjksss

    1. Êba!! Mais uma vez fico aguardando notícias! ;)

  12. Obrigada por mais essa receita. Terei visita nos final de semana e vou fazer esse sorvete para surpreendê-los! Um beijo!

    1. Torço para que suas visitas amem esse sorvete, Mariana. Conte-me tudo depois!

  13. Vou fazer! Depois ponho uma foto no instagram com comentários! ;-)

    1. Aguardo, Bruno! :)

  14. Delícia de blog !!!

    Agumas dúvidas : o creme de leite vai com o soro ?

    Liquidificador não serve ??

    Cacau x chocolate em pó…(não costumo ter cacau em casa…)

    Obrigada !!! Beijocas

    1. Vamos lá, Esther. :)
      Creme de leite integral e sem soro (aproveitei sua pergunta e já complementei a informação no post).
      Na verdade não precisa de liquidificador ou mixer. Eu usei pra dissolver mais rápido o cacau, mas dá pra misturar na mão (colher de pau/espátula).
      Chocolate em pó deixará o sorvete mais doce e menos escuro. Eu compraria cacau em pó (que também não tenho no dia-a-dia, mas vale a pena para usar nesses casos).
      Aguardo notícias do seu sorvete. Beijos!

  15. Fiz e achei delicioso, porém um pouquinho doce demais pro meu paladar. Da próxima vez vou diminuir um pouquinho o leite condensado. Mas é bom demaaais!!!

    1. Que legal que fez, Julia!
      Se diminuir o leite condensado diminua também um pouco do leite para não correr o risco de ficar menos cremoso. Ou aposte num chocolate mais amargo, com alto percentual de cacau. E me conte! ;)

  16. Sempre passo por aqui e nunca deixo um recadinho, enfim, essa receita parece ser tudo de bom, já quero muito fazer pra esse feriado.!!!! Super adoro o Blog, Parabéns! bjos

    1. Obrigada pelas visitas e por ter deixado um comentário, Suellen. Bem-vinda mais do que nunca! :)
      Esse sorvete é mesmo uma perdição! Aguardo seus comentários depois que experimentá-lo.
      Beijo e ótimo feriado.

  17. Maria, acha que pode ficar bom com chocolate 90% cacau? Comprei numa viagem e estou procurando receitas pra acabar com ele, rs. E pode ser misturado na batedeira? Um beijo!

    1. No lugar do chocolate meio-amargo, Bia? Acho que sim; ficará menos doce e mais escuro. Não precisa de batedeira; depois que ferve dá pra misturar rapidinho na mão com espátula ou fuet. Mas se quiser colocar na batedeira, achoq ue tudo bem.
      Volta pra me contar?

  18. Legal a receita Maria!

    Parece fácil, acho que vou tentar fazer.

    Beijos =)

    1. Não vai se arrepender, Dani. Esse sorvete fica divino! Me conta se fizer, tá?! ;*

  19. Acabei de fazer, não vejo a hora de chegar amanhã e provar esta delícia beeem gelada!!

  20. Carolina diz:

    Olá Maria, suas receitas são de dar água na boca. Achei você pelo Receitas.com. Você poderia enviar mais receitas lá, para podermos salvar no nosso livro. Fica mais fácil de achar quando quero preparar :)

    Seus vídeos também são ótimos, super bem produzidos. Parabéns!

  21. Maria, este sorvete é fantástico, tornou-se a nossa sobremesa oficial no jantar em família. Aliás, como tudo o que vc faz. Parabéns.

  22. Oi Maria!

    Achei seu blog pesquisando por receitas de sorvete de chocolate no Google. E, sem dúvida, esta é a receita escolhida! Só me tira uma dúvida: na receita original, vi que a menina utilizou amido de milho, ingrediente que vc retirou. Queria saber o porquê de tirar o amido, porque penso que ele deve fazer uma diferença enorme na textura do sorvete.

    Beijos!

    1. Ei, Silvania!
      Que bom que chegou até aqui e gostou a ponto de eleger essa receita para fazer. :)
      Olha, eu não posso dizer qual a diferença na textura entre o sorvete que fiz e a versão com amido pelo simples fato de não ter testado com ele. Mas, quando vi a receita original e seus ingredientes, apostei que ficaria boa sem o amido tendo a vantagem de reduzir uma etapa do processo que é voltar a panela pro fogo e mexer por 8-10 minutos. E uma coisa posso lhe garantir: depois de comer esse sorvete você não vai se perguntar se ele ficaria melhor com o amido. rsrs
      Espero que goste e que volte para me contar.
      Beijo!

      1. Oi Maria!

        Entendi… vi nos comentários do blog da receita original que muita gente estava culpando o sorvete ter ficado parecido com ganache pelo excesso de cozimento. Acho que vc tem razão mesmo, só perguntei por desencargo de consciência rs

        Muito obrigada, e boas festas! :)

        1. Ai Maria, me socorre!

          Fiz o sorvete ontem, às 14h, mas até agora nada dele congelar (já são 13:30). O que pode ter ocorrido? Segui a receita certinha :(

          1. Calma… ;) Aqui demorou 24 horas para firmar e nem estávamos no verão; ele demora mesmo. Como está o seu agora? Não está líquido como quando colocou, certo?

  23. Oi Maria,

    Então, esperei as 24 horas e ele ficou beeem líquido, exatamente do jeitinho que foi à geladeira. Já achei que tinha colocado ingrediente errado, quando percebi, um tempo depois, que a geladeira estava desregulada comparada ao calor que estava fazendo. Olha a mancada que eu dei kkkkkkkkkk

    Ajustei o nível de resfriamento, deixei o sorvete por mais 24 horas e, tcharan! Lá estava meu sorvetinho, perfeito! :)

    E o sabor, realmente, é delicioso! Quando comi ele meio derretido, lembrei do gosto do Danete, sabe? Adorei! Eu e meu namorado aprovamos!

    Muito obrigada pelo carinho em responder aos meus apelos, tão rapidamente! Parabéns pelo blog, já favoritei diversas receitas daqui rs

    Beijos!

  24. Que grande notícia, Silvania!!!! ;*

  25. […] vontade de testar essa receita de sorvete de chocolate. E essa aqui […]

  26. OH MY GOD!!! O que é esse sorvete?!

    É simplesmente uma coisa sem explicação… é daquelas receitas pra fazer, esconder e comer sozinho!! rsssss

    Sério Maria, e nem deveria ter me metido a fazer esse sorvete, pq agora vou querer fazer sempre. E aí, haja corrida e academia pra acabar com todas as calorias que essa perfeição vai causar!!!

    A-D-O-R-E-I esse sorvete!! E nesse exato momento estou saboreando essa delícia!!

    Grande beijo, Maria!! E obrigada pela receita!!

    1. Ai que alegria saber que você também amou essa receita, Ethienne! Minha solução para essas perdições é fazê-las somente quando a casa está cheia. Mas ainda assim sou capaz de dar uma escapadinha fora de hora e assaltar o congelador. ahaha
      Beijão!! E boa corrida! ;)

  27. Karem - BH diz:

    Estava de olho nesse sorvete desde que postou e ontem eu fiz! deixei no freezer até hoje e …
    estou comento ele agora!!..está uma delícia, o marido que adora um doce também aprovou
    Abraço

  28. Maria tenho essência de coco aqui em casa, se eu coloca-lá no lugar da essência de baunilha fará muita diferença?
    Obrigado desde já.

    1. Lipe, não sei não… Nesse caso eu ou deixaria sem essência ou colocaria umas gotinhas de conhaque ou outro licor que lhe agrade com chocolate.
      Depois me conta como fez e o que achou?!

      1. Maria acabei ficando com receio de não ficar bom e sai para comprar a essência da receita, estou indo começar a fazer agora o sorvete, mais me veio outra duvida, no meu caso que não tenho sorveteira, eu já havia visto em outra receita o caso de depois de algum tempo no congelador, bater no liquidificador e então colocar novamente no congelador, dai repetir esse processo de 3 a 4 vezes…
        O que você acha será que fica bom?
        Obrigado por ter respondido minha pergunta anterior *–*
        Bjooo.

        1. Lipe, não precisa bater ou mexer depois que entra no congelador. Pode confiar, ele ficará ultra cremoso!

          1. Lipe diz:

            Maria deu certo e ficou realmente muito gostoso e muito cremoso *—–*
            Mais eu sempre fui de me aventurar e mudar receitas >.< então me desculpe por isso…

            Enfim eu havia feito duas porções de 750ml coloquei cada uma e um daqueles potes de sorvete que a gente compra mesmo que tinha guardado aqui em casa, depois umas quatro horas no freezer o sorvete já estava durinho mais ainda assim não totalmente congelado, a partir dai segui com minha ideia inicial… Eu deixei um dos potes ainda congelando e o outro coloquei no liquidificador, bati por um tempo e depois pequei um pedaço de chocolate em barra e ralei coloquei o chocolate no liquidificador mais deixei pouco tempo apenas o suficiente para dar uma moidinha no chocolate.
            Enfim coloquei o sorvete para gelar novamente, e no dia seguinte experimentei dos dois, o que eu tinha seguido a receita havia ficado uma delicia *—-*
            O outro que coloquei o chocolate também ficou maravilhoso, tomar o sorvete e sentir pedacinhos bem pequenos de chocolate derretendo na sua boca… Eu recomendo ficou muitooooo gostoso! Minha namorada que é chocolatra amou.

            Enfim apenas queria agradecer a atenção e contar minha pequena experiência que ficou muito gostosa.
            Beijos =*

          2. Maria diz:

            Ótima sugestão, Lipe! Obrigada. E fico muito feliz que tenha feito sucesso com a namorada. ;)

  29. Ryuzim xD diz:

    Oi Maria =D
    Pretendo tentar fazer o sorvete, só me tire uma duvida para eu não cometer nenhum erro, as latas de leite condensado e creme de leite da receita são de quantas gramas?
    No surpermercado normalmente tem de 200g ou mesmo de 395 se não me engano, se tiver como me esclarecer só essa duvida ficaria muito agradecido.
    Bjoo

    1. A lata de leite condensado deve ter 395 gramas e a de creme de leite 300 gramas. :)

  30. ainda não fiz o sorvete, mas parece uma delícia, vou fazer com certeza, só vou modificar algo, espero que dê certo, vou juntar o cacau já no creme que vai ao fogo, porque cacau é mais difícil de incorporar que achocolatado, penso que levando ao fogo com o leite ele fique melhor. Adorei seu blog e os vídeos.

  31. Thássila Vieira diz:

    Gatona,
    Eu AMEI a receita!
    Me aventurei essa semana na ideia de sorvete e criei uma receita! rs… ficou uma delícia!
    O único detalhe é que logo que tira da geladeira é muito duro, e depois que tira e deixa um tempo fora ficou muito mole…
    Tem alguma dica quanto a isso? rs
    Em breve vou tentar fazer esse de chocolate… que tem cara de ser uma perdição danada!!! rs

  32. Ola esta com uma aparencia dos Deuses , nossa amei , mais não tenho sorveteria posso usar Batedeira ou fuer…

  33. já está no freezer , obrigada !

    1. Me conta o resultado!

  34. 1 verdadeira delícia!!!!!!!

    obrigada !

  35. Fiz ontem com leite condensado diet e creme de leite leve light. Ficou MUITO bom. Coloquei no congelador por volta das 23h e hoje 7 da manhã ele ja estava firme e congelado. Amei! Vou fazer muitas outras vezes.

    1. Que ótima informação, Mariana! Obrigada por testar com as versões light e diet e vir nos contar. :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.