Pato com molho de maçã

pato com molho de maçã

Apesar das receitas com pato serem pouco populares por aqui, eu sigo firme e forte diversificando os preparos para trazer novidades para vocês. O pato caipira que originou esta receita prestou-se também a um belo caldo – que se desdobrou em risotos e sopas – e a um patê de fígado que em breve servirá de aperitivo por aqui.

Procurava uma receita diferente quando encontrei o pato com marmelo (receita em inglês). O fato de não ter em casa marmelo – e de sequer ter comido algum dia – não me intimidou. Li todos os ingredientes e passo-a-passo e decidi que adaptaria uma coisa aqui outra ali e que o marmelo viraria maçã. Sobre a receita original nada posso dizer já que do marmelo nem o gosto sei, mas este pato com purê de maçã… Ficou divino!

Para acompanhar servi legumes assados na gordura de pato e uma salada de folhas. Tudo absolutamente saboroso e leve.

pato com molho de maçã

Ingredientes para duas pessoas
2 coxas com sobrecoxas e 2 asas
1 colher de chá de coentro em grãos (semente de coentro)
¼ de colher de chá de canela ralada (em pó)
2 dentes de alho
½ colher de chá de alecrim desfolhado
½ colher de chá de tomilho desfolhado
raspas da casca de um limão
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de sopa de azeite
2 maçãs médias
açúcar

Modo de fazer
Comece pelo purê de maçã. Coloque numa panela as maçãs descascadas e picadas, umas gotinhas de limão e água, apenas o suficiente para cobrir. Leve ao fogo até que as maçãs estejam muito macias e água já quase secado. Faça um purê amassando bem com um garfo ou use um mixer. Se precisar, mantenha um pouco mais no fogo para evaporar mais a água. Reserve.

Separe as raspas da casca do limão e o açúcar. Junte todos os outros temperos, sal e azeite num pilão, processador ou mixer e triture.

Faça cortes transversais na pele das coxas e sobrecoxas, com cuidado para não atingir a carne. Esfregue a mistura de temperos nas partes do pato, coloque numa sacola plástica ou recipiente com tampa e leve à geladeira por 2 horas.

Em fogo baixo, aqueça uma panela de fundo grosso e coloque os pedaços de pato com a pele virada para baixo. Enquanto isso aqueça um pouco de água.

Aguarde a pele ficar bem dourada, vire os pedaços de pato e coloque água fervente cobrindo as partes pela metade. Tampe a panela e cozinhe até a carne ficar bem macia. Sempre que necessário, acrescente um pouco mais de água fervente. Aqui levou aproximadamente uma hora e meia. Quando a carne estiver no ponto, retire o pato e mantenha-o em um local aquecido.

Destampe a panela e aguarde o molho que se formou reduzir. Junte 10 colheres de sopa do purê de maçã e incorpore. Experimente e, se necessário, acerte o sal e acrescente um pouco de açúcar. Misture as raspas de limão e sirva sobre o pato ou à parte.

Pato com molho de maçã

O remédio revolucionou o sexo quando lançado, em 1998 pela Pfuzer, fica difícil saber qual Viagra escolher.

Você também pode gostar...

14 comentários

  1. Marília pache diz:

    Oi Maria!!

    Cada vez mais e mais!!!!! Tá uma delícia o blog,adoro receber a newsletter,PARABÉNS!!!!

    Bjos,

    Marília

    1. Obrigada, Marília!! ;*

  2. Oi Maria querida, estou um pouco atrasada com as visitas, mas aproveitei e vi tudo.Esse sorvete está uma loucura e esse pato ficou apetitoso.Adoraria provar.Beijos e tudo de bom.

    1. Nem me fale em estar atrasada com visitas, Vanderleia… rsrs Eu ando muito em falta com blogs que tanto gosto e tão pouco tenho conseguido visitar. Portanto, não se preocupe com isso; você é bem-vinda a qualquer tempo. :)

  3. Amo pato, mas nunca me arrisquei a preparar em casa. Primeiro porque não é muito fácil de achar. Segundo porque tinha medo de errar! Você me incentivou a testar! =)

    1. Oba!! Adoro fazer parte dessas decisões! :D Aguardo notícias do seu pato, Juliana!

  4. marcia arruda diz:

    Oi maria,esse pato me parece maravilhoso!!!!!bjs

  5. marcia arruda diz:

    Oi maria, nunca preparei pato ,mas essa receita esta me encorajando,pretendo fazer, depois te conto se consegui!!!!!bjs

  6. Denis Dallastra diz:

    bom dia maria

    primeiro gostaria de dizer que seu blog esta de parabéns

    depois gostaria perguntar sobre um produto novo no mercado

    o pato celebre da villa germania que esta me parecendo uma boa opção para o natal uma vez que me parece uma boa opção para sairmos da rotina do peru e do chester, quero saber se você já experimentou se gostou e qual a sua avaliação do produto

    1. Obrigada, Denis!
      Sinto não poder lhe dar qualquer informação sobre esse pato da Germânia (qual a diferença desse lançamento?) pois já há um bom tempo que não compro pato em supermercado; compro sempre caipira na feira. ;)
      Quanto a ser uma ótima opção para subestituir o peru, você leu meus pensamentos. Estou com um descongelando na geladeira exatamente para preparar como sugestão para o Natal. Na minha opinião, não dá pra comparar o sabor de um peru – que acho muito sem graça – com o de um pato.

    2. Olá!

      Faço sempre o pato da Germania. Principalmente o peito. É caro, porem vale a pena. normalmente faço no minimo uma vez ao mes. Delicioso, seja com laranjas, com peras e maçãs, com molho de alecrim e batatas.

  7. essa receita fica muito boa!!!!!!

    1. Você fez, Marcia?

  8. […] último pato que comprei rendeu três receitas distintas: coxas com molho de maçã, peito com risoto de laranja e este saboroso patê. Vocês podem substituir por fígado de frango, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.