Pesto, presunto cru, cream cheese e uma salada

Eram cinco da tarde quando percebi que a fome me abraçava com intensidade. Além de farto, o almoço havia sido complementado com um folhado doce e café no meio da tarde; portanto, aquele roncar estrondoso vindo do estômago me causou surpresa e prontamente troquei o escritório pela cozinha. Pesto, presunto cru, cream cheese e uma salada.

salada pesto presunto cru e cream cheese

Nessas horas costumo dar preferência às frutas, mas o grande prato de cerâmica exibia apenas mamão, laranjas e limões e eles não pareciam suficientes para saciar toda aquela fome. Segui pra despensa para confirmar que não havia nenhum veículo – nome que minha prima Helena dá para pães, biscoitos e tudo aquilo que serve de base para queijos, frios e etc – e de fato, nem uma torrada havia. Passo seguinte: abrir a geladeira. Lá encontrei um monte de alface lavada, tomate cortado em rodelas e alguns itens especiais que ali estavam para os testes de receitas da semana: presunto cru, pesto e cream cheese. Olhei ao redor para me certificar que estava sozinha, sem ninguém para estranhar ou criticar uma salada posicionada entre almoço e jantar. Achei graça pela espontânea preocupação e não perdi mais tempo.

salada pesto presunto cru e cream cheese

Em cinco minutos já estava sentada na rede, feliz da vida com a salada improvisada e completando aquela refeição descabida com um copo de suco de morango e laranja que sobrara do café-da-manhã.

Por tanto ter gostado, trago para vocês esta rápida e deliciosa salada com alface, tomate, presunto cru, pesto e cream cheese. Listo abaixo as quantidades que usei mas vocês podem alterá-las pois se trata de um prato simples de ser adequado ao gosto de cada um, com mais ou menos disso ou daquilo. E sintam-se à vontade para comê-la a qualquer hora do dia ou da noite. ;)

salada pesto presunto cru e cream cheese

Ingredientes para duas pessoas
10 folhas de alface (usei a crespa)
1 tomate médio maduro
4 fatias finas de presunto cru
4 colheres de café de cream cheese
6 colheres de café de pesto
azeite
sal

Como montar a salada
Rasgue ou pique a alface e o presunto cru e junte com o tomate cortado em cubinhos.

Disponha por cima o pesto e alguns bocados de cream cheese, regue com azeite e salpique um pouco de sal (pouco pois o presunto cru já é salgado). Sirva em seguida e bom proveito!

Obs.: o pesto da foto foi feito pela minha mãe, de maneira bem rústica, com os ingredientes apenas picados e combinados. Se quiserem fazer em casa, vocês encontrarão no DigaMaria três variações que preparo do molho pesto, aqui, aqui e aqui.

salada pesto presunto cru e cream cheese

Em média, o remédio demora entre 30 e 60 minutos para fazer efeito em homens com disfunção erétil .

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. Guilherme diz:

    Grannnnnnnnnnnde Maria!

    Finalmente uma receita digna de qualquer hora do dia. Leve, saborosa, saudável e que com certeza sacia a fome momentanea ou serve como entrada em um grande almoço ou jantar. As vzs costumo comer depois do prato principal e quando esta receita é servida como vc serviu, à tarde, em uma hora sem referencia gastronomica, gosto de cortar o presunto cru em pedaços menores e deixar na frigi para dourar e ficar crocante e espalhar na salada.

    Adorei sua ideia e vc me surpreende porque sempre perçebo que vc não tem muita frescura nas receitas apenas diet. Quando se fala em boa gastronomia, deve-se esqueçer, momentaneamente regimes.

    Grande abraço,

    Guiga.

    1. Bem-vindo de volta, Guiga! ;)
      Eu adoro usar pedacinhos crocantes de bacon ou de mortadela e em geral faço no forno com papel manteiga. Mas seu comentário me inspirou e fiz o presunto crocante no forno, acrescentei abobrinhas laminadas na manteiga e um pouco de cenoura e aproveitei essa salada também no almoço (até mostrei no FB: http://on.fb.me/UB8KXL).
      Acho que a ausência de frescura que você nota nas receitas se deve ao fato de eu não acreditar em regime. Acredito em reeducação alimentar e que, com moderação, podemos comer absolutamente tudo. É o que faço. :)
      Um abraço e obrigada pela visita.

  2. Ethienne diz:

    Maria que salada linda!! Super prática.

    Vc acredita que há dias tenho tentando colocar esses ingredientes em uma salada e não me vinha inspiração. Estou com todos eles na geladeira.

    Tenho levado salada para o trabalho todos os dias, pois ando cansada de comer na rua ou pagar caro num prato de salada.

    Com certeza essa será meu próximo almoço!!

    Grande beijo!!

    1. Que sincronicidade comprarmos os mesmos ingredientes, Ethienne! E que bom que pude inspirá-la.
      Eu também acho um absurdo o preço que boa parte dos restaurantes cobra por uma simples (e barata!!) salada. Faz muito bem em preparar e levar a sua! ;)
      Beijão e ótima semana!

  3. Hummm amiga que salada deliciosa.Eu amo saladas assim.Beijos querida e um ótimo final de semana.

    1. Uma bela semana pra você, Vanderleia. E obrigada pela visita. :)

  4. Ethienne diz:

    Salada feita e aprovada!!!

    Impressionante como o cream cheese dá leveza à salada e quebra o salgado do presunto cru.

    Tb testei a dica do Guilherme, de dourar o presunto, adorei!!

    Brigada pela dica Maria querida!!

    Beijão!!

    1. É um prazer colaborar e participar do dia-a-dia de vocês, Ethienne!
      Eu também aproveitei a dica do Guilherme nas saladas que fiz depois desta. ;)
      Beijão pra você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.