Salada com figos assados, parmesão e croutons com bacon

Todo dia é dia de salada. É claro que nem sempre foi assim: já comi muito alface contrariada e inconformada com a idéia de alguém gostar de uma folha verde e aguada. Mas nosso paladar muda. E como muda! Hoje sinto muita falta de um bom conjunto de fibras e faço questão delas em pelo menos uma das refeições do dia.

Salada com figo assado parmesao e crouton com bacon

Quando pensei em preparar esta com figos assados percebi que esse hábito não está refletido aqui no blog e só agora percebo o porquê. Minhas saladas – apesar de nunca serem resumidas a um amontoado de folhas – são feitas sempre no improviso. Um toque disso, outro daquilo e lá vão elas pra mesa. Mas daqui por diante vou tentar listar e quantificar os ingredientes daquelas que mais gosto e, aos poucos, incrementar este blog com muita fibra gostosa de comer.

Mas voltemos a esta salada que, como praticamente todas que faço, tem um delicioso contraste de elementos doces e salgados: o figo assado torna-se ainda mais doce e macio e é acentuado pelo mel. Os croutons, bem crocantes, são feitos no forno junto com finas lâminas de bacon (podem imaginar o quão saborosos ficam?!). Para finalizar, lascas de parmesão que tornam o prato ainda mais saboroso e bonito. Deu vontade de comer salada? Então vamos à receita que dá pra preparar ainda hoje!

Salada com figo assado parmesao e crouton com bacon

Ingredientes para duas porções individuais de salada
alface
rúcula
2 figos maduros
1 fatia de pão de forma integral
1/4 de xícara de bacon cortado em láminas finas
10 lascas de parmesão
2 colheres de chá de mel
pimenta-do-reino
azeite
sal

Modo de fazer
Corte a fatia de pão de forma em cubinhos. Regue uma assadeira com um fio de azeite, disponha os cubinhos de pão, salpique pimenta-do-reino moída na hora e coloque as lâminas de bacon por cima. Leve ao forno médio até que o pão e o bacon estejam crocantes.

Noutra assadeira, unte com um pouquinho de azeite e disponha os figos lavados, cortados em quatro pedaços e com a casca por baixo. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que estejam macios. Retite do forno e deixe esfriar.

Para montar, rasgue as folhas de alface e rúcula e coloque-as em dois pratos. Salpique com um pouco de sal (melhor ainda se for flor de sal ou sal Maldon). Disponha os figos e regue com um fio de mel e outro de azeite. Salpique os croutons e o parmesão e esfarele as lâminas de bacon.

E quem estiver em busca de outras inspirações para incrementar as saladas, que tal uma olhadinha no site do Jamie Oliver?! São 86 receitas só de salada!

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

9 comentários

  1. Luciana diz:

    Oba, finalmente uma receita de salada!!! Esse figo assado me deu idéias…. :-)

    1. Conte-nos todas as suas idéias com o figo assado, Luciana. ;)
      Vou tentar trazer mais saladas pra cá, viu?!
      Beijo!

  2. amo salada tb…como muito mas no meu blog quase não aparece tb…acho q é pq as pessoas preferem curtir as fotos de outros pratos…

    porem, para mim, a salada muito me apetece! só não como bacon…vou trocar por salmão defumado!!!

    http://www.urbanadeporcelana.com

    1. Depois me conte como ficou com o salmão, Isadora. Nesse caso acho que eu substituiria também o parmesão por queijo de cabra. Que tal?

  3. Leda guerra diz:

    Olá Maria, bom vir todo dia ver suas receitinhas sempre tao caprichadas. Ah, executei a sua torta de banana e deixei- a como acompanhamento para um file de tilapia. Combinou muito bem. Ate fiz um post no meu blog, dando seus devidos créditos, naturalmente.

    E, hoje, vou comer sim, essa saladinha proposta pelo digamaria!

    Bjs

    1. Qual é o seu blog, Leda? Fiquei curiosa. :)
      Beijo!

      1. leda guerra diz:

        Oi Maria, meu blog é o taosimplesquanto.blogspot.com e, como o nome indica, é tão somente um caderno de receitas dos tempos atuais, sem grandes ou nenhuma pretensão.

        Já fiz duas postagens com suas receitas.

        Acertei no sabor. Errei na estética. rsrs

        vai lá ver…

        bjs bjs

  4. Oi Maria…adorei essa salada mas me ajude o que sirvo como prato principal e acompanhamento e sobremesa?

    Adoro suas receitas…beijos

    Tania

  5. Isso é uma senhora salada! Gosto muito de frutas na salada, inclusive o figo, mas ainda não provei com ele assado. Foi para lista! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.