Pudim de chocolate

receita de pudim de chocolate

Muitas sobremesas sabemos dizer exatamente quando – ou onde – experimentamos pela primeira vez. Sem pensar muito, tenho essa lembrança com os profiteroles, com o doce de figo e o crème brûlée. Mas outras, parecem que já nascemos comendo. É ou não é assim com o pudim de leite condensado? Alguém se lembra da primeira fatia? Eu não tenho idéia da idade que tinha quando comi a primeira… Mas é certo que gosto desde então e já o desdobrei em pudim de doce de leite e agora em pudim de chocolate.

Poderia omitir que minha preferência é pelo tradicional; mas não vou. Entre os três prefiro o só com leite condensado, leite e ovos. E furinhos! Mas isso não tira o mérito deste pudim de chocolate, com a marca registrada de qualidade da Lena Gasparetto. Minha mãe ao experimentar não teve dúvida e exclamou “prefiro este ao de leite!“.

Sua consistência é macia e sua doçura equilibrada pois a receita leva cacau em pó e não chocolate. No post da Lena ela ensina a fazer ganache e canudos de chocolate para sevir um pudim de chocolate de gala. Portanto, quem quiser fugir do básico, corre lá!

receita de pudim de chocolate

Agora quero saber, qual pudim vocês preferem?

Ingredientes para um pudim de chocolate de cerca de 20 cm de diâmetro
1 lata de leite condensado
a mesma medida (1 lata) de leite integral
3 ovos
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

para a calda
1/2 xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de água
1/2 colher de sopa de cacau em pó (opcional)

receita de pudim de chocolate

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180°C e coloque água para ferver para o banho-maria.

Coloque os ingredientes da calda numa panela, misture bem e leve ao fogo médio mexendo somente até o açúcar dissolver. Quando começar a ferver, reduza a chama e aguarde atingir a consistência de calda (aqui levou 7 minutos). Agite a panela de vez em quando. Quando chegar no ponto, transfira a calda para a forma de pudim e gire para untar o fundo e as laterais da forma. Reserve.

Bata no liquidificador os ingredientes do pudim (leite, leite condensado, ovos, baunilha e cacau em pó). Retire a espuma que se formará e transfira a mistura para a forma com a calda.

Coloque a forma dentro de uma assadeira um pouco maior com água fervente. A água deverá encher cerca de 2 cm da altura da assadeira. Leve ao forno preaquecido para assar em banho-maria por aproximadamente 1 hora ou até que, ao enfiar uma faca no pudim, ela saia limpa.

Retire do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira. Desenforme frio.

receita de pudim de chocolate

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

23 comentários

  1. Que perdição essa receita e essa foto nessa mesa maravilhosa! Beijocas, Adriana

    1. Pudim é sempre uma perdição! ;)

  2. Selma Mello diz:

    Adorei a idéia, vou fazer para um chocolatra da familia, beijos.

    1. Depois me conta se vocês gostaram, Selma. :)

  3. Hummm, parece muito bom.Adorei a idéia de usar o cacau em pó, não torna mais doce.Beijos.

    1. Eu também adorei o cacau no lugar do chocolate, Vanderleia. Faz todo sentido, né?!

  4. Olá!

    Comprei uma panela própria para "banho maria" e gostaria de saber se há alguma diferença no tempo de cozimento do pudim. Soube que o processo é mais rápido qdo feito na tal panela.

    Há alguma outra diferença?

    Obrigada pelas delícias que compartilha conosco!!!

    Sucesso, sempre!

    1. Erika, não tenho esse comparativo mas basta fazer o teste de enfiar uma faca e checar se ela sai limpa. Faça isso com uns 45 minutos de fogo. No mais, é tudo igual. :) Volta pra me contar o que achou e quanto tempo levou?
      Beijo!

  5. Oi, Maria!! Tenho uma tia que se lembra qual foi a primeira vez que provou pudim!! Ela teve uma infância bem pobre e nunca tinha comido o doce. Certo dia a mãe dela, minha avó no caso, apareceu com a receita e botou a mão na massa. A criançada ficou toda em volta esperando ansiosamente. Na verdade, apressando minha vó para que tirasse o pudim do fogo logo. Coisa que ela fez e a receita não deu certo… Mas mesmo assim todo mundo comeu! =)

    Também vi esse pudim lindo no blog da Lena e apesar de não ser a fã n˚1 de pudim de chocolate, preciso provar a receita pra ver se mudo de idéia!!

    A minha sugestão para o próximo pudim é: pudim de leite condensado e abóbora! Já experimentou? Fica mega cremoso! Já passei a receita no Chocorango, querendo ver… http://chocorango.blogspot.com.br/2011/08/pudim-c

    beijos

    1. Pude ver daqui a cena da criançada em volta do fogão, Talita. Imagino a alegria! Obrigada por compartilhar essa história e por indicar o pudim de abóbora; certamente experimentarei a sua receita. :)
      Beijo!

  6. Adoro pudins e flans, e tb tenho preferência pelo pudim tradicional.

    Qt. ao q foi comentado pela Erika: eu tb faço o pudim em banho-maria na panela e ele realmente fica pronto mais rápido dessa forma.

    1. Obrigada pela confirmação, Ana. :)

  7. meu pudim esta no forno vai fazer duas horas…isso ta certo?

    1. Laila, em geral o pudim fica pronto em até 1h30, mas isso depende da temperatura do forno. Já fez o teste da faca e não saiu limpa?

  8. Amei o seu cantinho com coisas deliciosas, uma espaço encantador , ..parabéns e bjocas

  9. Kiko Giacomelli diz:

    O mais legal de ler esta receita é que quando eu estou terminando de ler eu penso: o meu pudim de chocolate que eu estou cozinhando vai ficar uma m… pq não estou fazendo nada parecido com isso. haha

    1. Ah, mas o fato da receita não ser nada parecida com essa não quer necessariamente dizer que ficará ruim, Kiko. ;) Tô na torcida!

  10. Adoro! Que máximo!

    1. Também adoro todos os pudins e suas variações!

  11. Receita maravilhosa, fiz e ficou muito bom , o cacau deu um toque especial para o pudim.
    Não coloquei cacau na calda, para não ficar enjoado.
    Simplesmente amei.

    1. Êêê!! Que delicia de comentário. :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.