Camarão com pesto e farofa de banana

Essa combinação de camarão com pesto e farofa de banana vem de um restaurante que frequento, o Peixe com Banana. Pedi esse prato tantas vezes que a certa altura resolvi fazê-lo em casa. Divino lá, divino cá.

Camarão com pesto e farofa de banana

Para alguns a combinação pode parecer meio sequinha, mas eu amo, amo, amo. No garfo, misturo a farofa de banana com arroz branco feito com bastante alho, rego com azeite e me deleito. Os camarões como com a mão, aproveitando toda a crocância das cascas e perninhas. Gostou da ideia? Então vamos adiante!

Por aqui usei a churrasqueira – que, sem dúvida, confere um sabor especial – mas você pode substituí-la por uma frigideira. Testei aqui e deu tudo certo. O preparo é muito simples e o trabalho maior fica por conta de cortar os camarões ao meio.

Rendimento
Serve duas pessoas

Ingredientes para os camarões com pesto
10 camarões médios ou grandes com casca e sem cabeça
1/2 xícara de folhas de manjericão lavadas e secas
1/3 xícara de folhas de salsinha lavadas e secas
1/2 dente de alho (ou 1 dente pequeno)
+/- 75 ml de azeite
limão
sal

Modo de fazer
No liquidificador, ou num processador, coloque as folhas de manjericão e as de salsinha, o azeite, o dente de alho e um pouco de sal. Processe, prove o sal e reserve.
Corte os camarões com uma tesoura fina – ou com uma faca – ao longo do corpo todo, pela parte de cima da casca, mantendo a parte de baixo – das perninhas – unida. Abra no corte, limpe e coloque um pouco de limão.

Na churrasqueira acesa, coloque os camarões na grelha com a parte cortada virada pra baixo. Quando a carne começar a esbranquiçar, vire (ou seja, coloque a casca para baixo). Distribua o pesto sobre os camarões e aguarde terminar de assar. Aqui o tempo total de churrasqueira foi de aproximadamente 10-15 minutos.

Camarão com pesto e farofa de banana
Esta foto veio do post Camarão com azeite a alho

Se não tiver churrasqueira, prepare na frigideira aquecida com um fio de azeite. Coloque os camarões e dê uma leve pressionada para eles não curvarem com o início do cozimento. Quando a carne começar a esbranquiçar, vire (ou seja, coloque a casca para baixo). Distribua o pesto sobre o camarão e aguarde terminar o cozimento – cerca de 5 minutos no total.

Ingredientes para a farofa
150 gramas de farinha de mandioca torrada
50 gramas de manteiga
2 bananas prata pequenas
3 dentes de alho espremidos ou picados pequenos
1 fio de azeite
sal a gosto

Camarão com pesto e farofa de banana

Modo de fazer
Em fogo baixo, aqueça numa panela metade da manteiga com um fio de azeite.  Acrescente o alho e frite. Antes que doure, junte um pouco mais de manteiga e a banana cortada em rodelas não muito finas. Frite por alguns instantes e coloque a farinha de mandioca. Acrescente o restante da manteiga, acerte o sal e desligue quando estiver crocante.

Camarão com pesto e farofa de banana

Mas antes vamos conhecer um pouco da história do . Acompanhe com a gente.

Você também pode gostar...

14 comentários

  1. angela diz:

    Ola Maria!!!!Adorei a ideia,adorei a receita!!!!Bom final de semana,bjos

    ( A receita da pizza ficou ÓTIMA)

  2. Guilherme diz:

    Grannnnnnnnnnnnnnnnde Maria!!

    Finalmente uma receita de lamber os beiços. As últimas não me empolgaram não. Esse troço de leitinho morno com chocolate, calda de sei lá o que e doçe.. eeeeca!

    Mas hoje vc se redimiu. Receita de macho. CAMARÃO COM PESTO E FAROFA.. Isso é que é comida. Muito bem bolado na verdade. Pesto é muito bom mas estranhei a falta do queijo parmezão. Deve ser para não brigar com o Camarão que já tem muita identidade. Adorei desta vez.

    Beijos,

    Gui.

    1. Nem dos tomatinhos confitados você gostou??? E o leite é gelado, viu?! Não tem nada de morno! rsrs
      Na verdade o pesto dessa receita mereceria estar entre aspas já que não leva nem parmesão nem qualquer tipo de castanha. Assim o tempero fica mais suave e respeita o sabor do camarão.
      Beijo. E que bom que gostou. :)

      1. Guilherme diz:

        Maria,

        claro.. esta genial o pesto, a receita e o camarão..

        Vc tem razão sobre a falta do parmezão e a castanha.. o camarão manda melhor sem êles.

        Não fique brava sôbre o leite.. doces ou chocolate..

        Adoro tudo o que vc faz.

        Foi falha minha comentar sobre o que não gosto.. Mass.. não gosto de dôce, só por ser dôce açucarado.

        Os tomatinhos confitados são um espetáculo a parte que me esqueci porque CAMARAO é mais forte.

        Bjs,

        Guiga.

        1. Guilherme, eu estava implicando com você. :) Não há problema algum em comentar sobre o que não gosta; pelo contrário, faz parte dessa troca que promovemos, vocês e eu, aqui no DigaMaria.
          Mas essa história do pesto simplificado, que foi mais intuitivo que premeditado, me deixou com vontade de comparar o sabor do camarão com o pesto "completo" e com essa versão do post. A experimentar.
          Ah, e em breve teremos mais uma receita com camarão; só não saiu no almoço de hoje porque o cheiro do bicho estava muito forte e achei melhor deixá-lo de lado. :(

  3. Menina que delícia de receita!! Parabéns!!!!

  4. Maria do céu, MURRI! Mas estes camarões gigantes e lindos só na praia mesmo, aqui em Ribeirão Preto só congelado e precisa vender um rim para comprá-los :-)

    1. ahahaha Pelo visto o ângulo da foto foi generoso com os camarões, Lu. Esses são médios quase grandes e os compro aqui por R$30-35 o kg. O gigante já sobre pra casa dos R$70 e eu nunca opto por ele. Faz diferença comprar fresco, né?! Quando vier pra praia traz um isopor e leva um tanto pra congelar. ;)
      Beijo!!

  5. Oi maria…adoro tudoooo que vc posta aqui….vc nem imagina como tuas receitas me salvam…risos…copio mesmo, mas conto pra todo mundo do teu blog…terminei minha churrasqueira esses dias e olha a coincidencia dessa dica dos camarões com pesto…adoroooo…super beijo e otimo feriado! Meire

    1. Que delícia, Meire! Eu tenho churrasqueira há apenas dois anos e, apesar de não usar com muita frequência, adoro o resultado defumadinho que ela proporciona.
      Espeo que goste tanto quanto eu desses camarões. Aguardo notícias deles e da estréia. :)
      Beijo.

  6. […] no restaurante Peixe com Banana, em Ubatuba. Logo em seguida reproduzi o prato em casa e a receita de camarão com pesto e farofa de banana acabou virando post. Essa conjugação se repetiu também na receita de camarão no alho com massa […]

  7. […] (aqui tem um delicioso envolto em bacon), camarões (receitas de camarão empanado com bacon e camarão grelhado com pesto) ou mesmo uma farta salada de folhas verdes salpicada com nozes e lascas de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.