Polenta vitaminada com couve crocante

27 de janeiro de 2012 15 Comentários por Maria

Todo mundo já passou por pelo menos um dia assim: você está em casa, é quase hora do almoço, não há folhas pra salada na geladeira, tudo que havia de carne no congelador já foi consumido e pra completar o tempo é curto.

Na última vez que isso aconteceu eu esperava minha irmã pra almoçar e fazia questão de uma refeição saudável. Meus olhos percorreram a cozinha desde a geladeira azul até a despensa, escaneando tudo o que enxergavam de ingredientes e mandando as informações ao centro de processamento. Polenta+tomate+cenoura+couve+queijo+ovos+um pedaço de linguiça. Por sorte minha irmã está mais pra vegetariana que pra carnívora e uma refeição com esses ítens certamente a agradaria. Ralei a cenoura, preparei um suco com os tomates e enriqueci a polenta. Piquei a couve fininha, levei ao forno com rodelas também finas de linguiça até ficar crocante. Enquanto isso cozinhei os ovos por 5 minutos. Montei nossos pratos, salpiquei um pouco de sal e pimenta e a recebi com um almoço nutritivo e que muito a agradou.

E vocês, também teriam ficado felizes com esse prato de polenta?

Ingredientes (para 3 pessoas)

para a polenta vitaminada
6 xícaras de água (se tiver caldo de legumes ou frango, melhor ainda)
1/2 xícara de leite
2 dentes de alho fatiados finos
1 cenoura ralada
4 tomates pequenos processados (150 ml de suco)
1 colher de sobremesa de sal
1 1/2 xícara de fubá
2 fatias grossas de queijo minas cortadas em cubinhos

para a couve assada
5 folhas de couve lavadas, secas e finamente picadas
50 gramas de linguiça fatiada fina
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de sal grosso

para finalizar
6 ovos
pimenta do reino moída na hora
sal

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Unte um tabuleiro antiaderente com o azeite, disponha a linguiça e leve ao forno enquanto corta a couve. Quando terminar de picar, coloque a couve no tabuleiro, salpique o sal grosso e retorne-o para o forno. Depois de 10-15 minutos, dê uma mexida para a couve desidratar por igual. Retire quando estiver crocante.

Ferva água numa panelinha, coloque os ovos e marque 5 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e passe os ovos na água gelada para interromper o cozimento.

Para a polenta, leve uma panela ao fogo com a água, o suco de tomate, o leite, o alho fatiado, o sal e a cenoura ralada. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente aos poucos, mexendo sempre, o fubá. Continue mexendo constantemente por cerca de 10-15 minutos, ou até que esteja cozido e na conistência desejada.
Pouco antes de desligar o fogo, acrescente o queijo minas picado. Experimente e acerte o sal se necessário.

Montagem: disponha a polenta num prato fundo. Sobre ela faça um montinho de couve com linguiça. Descasque os ovos, corte-os em dois ou quatro pedaços e coloque-os ao redor. Salpique um pouco de sal e pimenta sobre eles e sirva quentinho.

Gostou? Compartilhe!


15 Comentários

  1. Juliana
    26 dias ago

    Hum…. Mesmo tendo acabado de almoçar, morri de vontade! rs
    Vou testar urgente!
    Beijo Maria!

    Responder

  2. debora
    26 dias ago

    muito bom, de água na boca! aproveito para convidar a participar do sorteio de uma kit de saleiro e pimenteiro da Norpro: http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2012/01/nostalgia-no-ar.html

    Responder

    • Maria
      21 dias ago

      Obrigada pelo convite, Debora. Vou lá ver. :)

      Responder

  3. Marco+Knn
    26 dias ago

    Adoro polenta!! As fotos estão lindas. Fico aqui só imaginando o aroma e o sabor… Ai que fome!!!

    Responder

  4. Eliana+Scaramal
    26 dias ago

    Eu ficaria feliz, feliz. rs

    http://www.feijaonoprato.com

    Responder

  5. Adriana+Alves
    26 dias ago

    Maria, que perdição!

    Responder

  6. eliza
    26 dias ago

    que sorte que tive de provar esta delicia!!!! muito gostoso… obrigada irmã!!!

    Responder

  7. Julia Demoner
    26 dias ago

    Maria, muito feliz de ler suas receitas e também prová-las.Sou amiga de sua mãe e a conheço desde de pequena.Muito orgulhosa de vê-la assim, um grande beijo….Estava esquecendo,a polenta é maravilhosa……parabéns….Julia

    Responder

    • Maria
      21 dias ago

      Julia, muito obrigada pelo carinhoso comentário. Fico toda boba quando recebo aqui visita de pessoas que já fizeram parte da minha vida e que se reaproximam através do blog. :) Bem vinda!

      Responder

  8. Lucia Helena
    25 dias ago

    Olá Maria querida!!!!
    Só vc mesma hemmmm !!!!!!! uma comidinha simples, sem muita sofisticação tbm faz a diferença não é? Realmente um prato delicioso e saudável ! Que sortuda essa sua irmã hem? Adorei a dica desta polenta vitaminada! Depois de um almoço desses, pegar uma prainha ai pelos belos mares de Ubatuba….um previlégio!!!!! bjussss…

    Responder

    • Maria
      21 dias ago

      Depois de um almoço desses a gente pegou foi uma redinha na varanda, Lucia Helena. rsrs
      Beijão!

      Responder

  9. sandra+portugal
    25 dias ago

    Para um clima frio, um prato assim é tudo de bom.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    Responder

  10. Marcela
    10 dias ago

    Maria, conheci seu trabalho por acaso no UOL, gostei de um vídeo da receita de salada de batata com lentilha, desde então venho acompanhando e adoro suas receitas, essa da polenta em especial apesar de ainda não ter feito, só sinto falta de mais vídeos, parabéns pelo trabalho e pela forma simples e gostosa com que vc trabalha na cozinha!! um abraço!

    Responder

    • Maria
      10 dias ago

      Obrigada pelo comentário, Marcela. É sempre bom receber retornos; desse tipo então… ;)
      Em breve teremos mais vídeo. Muito em breve. :) Beijo!

      Responder

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.

UA-4331832-3