Couve assada crocante com polenta vitaminada

Todo mundo já passou por pelo menos um dia assim: você está em casa, é quase hora do almoço, não há folhas pra salada na geladeira, tudo que havia de carne no congelador já foi consumido e pra completar o tempo é curto. couve

Couve crocante com polenta vitaminada

Na última vez que isso aconteceu eu esperava minha irmã pra almoçar e fazia questão de uma refeição saudável. Meus olhos percorreram a cozinha desde a geladeira azul até a despensa, escaneando tudo o que enxergavam de ingredientes e mandando as informações ao centro de processamento. Polenta + tomate + cenoura + couve + queijo + ovos + linguiça. Por sorte minha irmã está mais pra vegetariana que pra carnívora e uma refeição com esses ítens certamente a agradaria. Ralei a cenoura, preparei um suco com os tomates e enriqueci a polenta. Piquei a couve fininha, levei ao forno com rodelas também finas de linguiça até ficar crocante. Enquanto isso cozinhei os ovos por 5 minutos. Montei nossos pratos, salpiquei um pouco de sal e pimenta e a recebi com um almoço nutritivo e que muito a agradou.Couve crocante com polenta vitaminada

E vocês, também teriam ficado felizes com esse prato de polenta?

Ingredientes (para 3 pessoas)

para a polenta vitaminada
6 xícaras de água (se tiver caldo de legumes ou frango, melhor ainda)
1/2 xícara de leite
2 dentes de alho fatiados finos
1 cenoura ralada
4 tomates pequenos processados (150 ml de suco)
1 colher de sobremesa de sal
1 1/2 xícara de fubá
2 fatias grossas de queijo minas cortadas em cubinhos

para a couve assada
5 folhas de couve lavadas, secas e finamente picadas
50 gramas de linguiça fatiada fina
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de sal grosso

para finalizar
6 ovos
pimenta do reino moída na hora
sal

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200º C.

Unte um tabuleiro antiaderente com o azeite, disponha a linguiça e leve ao forno enquanto corta a couve. Quando terminar de picar, coloque a couve no tabuleiro, salpique o sal grosso e retorne-o para o forno. Depois de 10-15 minutos, dê uma mexida para a couve desidratar por igual. Retire quando estiver crocante.

Ferva água numa panelinha, coloque os ovos e marque 5 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e passe os ovos na água gelada para interromper o cozimento.

Para a polenta, leve uma panela ao fogo com a água, o suco de tomate, o leite, o alho fatiado, o sal e a cenoura ralada. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente aos poucos, mexendo sempre, o fubá. Continue mexendo constantemente por cerca de 10-15 minutos, ou até que esteja cozido e na conistência desejada.
Pouco antes de desligar o fogo, acrescente o queijo minas picado. Experimente e acerte o sal se necessário.

Montagem: disponha a polenta num prato fundo. Sobre ela faça um montinho de couve com linguiça. Descasque os ovos, corte-os em dois ou quatro pedaços e coloque-os ao redor. Salpique um pouco de sal e pimenta sobre eles e sirva quentinho.

Couve crocante com polenta vitaminada

Viagra está indicado para o tratamento da disfunção erétil, como medicamento para hipertensão arterial http://faricbr.com/i.php?s=levitra-20-mg-preco

Você também pode gostar...

17 comentários

  1. Hum…. Mesmo tendo acabado de almoçar, morri de vontade! rs

    Vou testar urgente!

    Beijo Maria!

  2. muito bom, de água na boca! aproveito para convidar a participar do sorteio de uma kit de saleiro e pimenteiro da Norpro: http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2012/01/no

    1. Obrigada pelo convite, Debora. Vou lá ver. :)

  3. Marco+Knn diz:

    Adoro polenta!! As fotos estão lindas. Fico aqui só imaginando o aroma e o sabor… Ai que fome!!!

  4. Eliana+Scaramal diz:

    Eu ficaria feliz, feliz. rs

    http://www.feijaonoprato.com

  5. Maria, que perdição!

  6. que sorte que tive de provar esta delicia!!!! muito gostoso… obrigada irmã!!!

    1. Eu que tive a sorte de te alimentar. ;*

  7. Julia Demoner diz:

    Maria, muito feliz de ler suas receitas e também prová-las.Sou amiga de sua mãe e a conheço desde de pequena.Muito orgulhosa de vê-la assim, um grande beijo….Estava esquecendo,a polenta é maravilhosa……parabéns….Julia

    1. Julia, muito obrigada pelo carinhoso comentário. Fico toda boba quando recebo aqui visita de pessoas que já fizeram parte da minha vida e que se reaproximam através do blog. :) Bem vinda!

  8. Lucia Helena diz:

    Olá Maria querida!!!!

    Só vc mesma hemmmm !!!!!!! uma comidinha simples, sem muita sofisticação tbm faz a diferença não é? Realmente um prato delicioso e saudável ! Que sortuda essa sua irmã hem? Adorei a dica desta polenta vitaminada! Depois de um almoço desses, pegar uma prainha ai pelos belos mares de Ubatuba….um previlégio!!!!! bjussss…

    1. Depois de um almoço desses a gente pegou foi uma redinha na varanda, Lucia Helena. rsrs
      Beijão!

  9. Para um clima frio, um prato assim é tudo de bom.

    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

  10. Maria, conheci seu trabalho por acaso no UOL, gostei de um vídeo da receita de salada de batata com lentilha, desde então venho acompanhando e adoro suas receitas, essa da polenta em especial apesar de ainda não ter feito, só sinto falta de mais vídeos, parabéns pelo trabalho e pela forma simples e gostosa com que vc trabalha na cozinha!! um abraço!

    1. Obrigada pelo comentário, Marcela. É sempre bom receber retornos; desse tipo então… ;)
      Em breve teremos mais vídeo. Muito em breve. :) Beijo!

  11. Ana Vergara diz:

    coloquei queijo gorgonzola, ao invés de minas e creme de leite, ao invés de leite… bão que até doeu!
    bjs e obrigada pela super receita!
    Ana Vergara

    1. Posso imaginar, Ana! Eu costumava fazer uma versão de polenta de forno com gorgonzola que ainda não trouxe para cá. Boa lembrança! ;)
      Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.