Creme de papaia (ou, a primeira impressão nem sempre é a que fica)

creme de papaya

Há anos, quando experimentei pela primeira vez creme de papaya, pensei “coisa mais sem graça” e não mais o notei num cardápio. Mas recentemente, decidindo qual sobremesa pediria, o creme de papaya chamou a minha atenção evocando todas as minhas mudanças de paladar no último ano e humildemente sugeriu: “experimenta de novo, vai…”. O pedido foi tão sutil e respeitoso que o aceitei de coração aberto. E não é que ele estava certo?! O danado do creme com seu suave sabor de mamão contrastado com o licor de cassis me cativou.

De lá para cá, ou seja, nas duas últimas semanas, já o comi em três restaurantes distintos e em casa. E a receita, apesar de velha conhecida de muitos, é tão simples que não posso deixar de compartilhar.

Ingredientes (para duas porções)
1 mamão papaya maduro
4 bolas pequenas de sorvete (de aproximadamente 50 g cada)
licor de cassis a gosto

Modo de fazer
Corte o mamão ao meio, retire as sementes e separe a polpa. Coloque-a num recipiente com tampa e leve ao congelador. Depois de congelada basta batê-la no liquidificador com o sorvete de creme até ficar homogêneo. Coloque em taças, regue generosamente com o licor de cassis e sirva.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. MARY,
    essa a minha receita PREDILETA!!!
    Fui comê-la depois de adulta em pleno calor de verão no Rio de Janeiro e ficou INSANDECIDA!!!
    Minha sorte é que é tb uma sobremesa que minha sogra adora fazer e meu sogro sempre tem licor da melhor qualidade lá, ahhh, me acabo!
    Domingo mesmo me deliciei com ela e é TÃO simples de fazer né?
    nham nhammmm,adorei a apresentação na foto!
    =)
    beijogrande.

    1. O melhor de comê-la em casa é poder colocar licor à vontade, né?! Outro dia comi na La Basque e serviram com uma quantidade irrisória. Pedi para colocarem um pouco mais de licor, a moça que me servia perguntou para a superior dela que informou que tratava-se apenas de decoração e que se eu quisesse mais poderia pagar uma porção extra. Acredita??!
      E que bom que gostou da apresentação porque fotografar gelado é muito difícil; ainda mais em lugar quente!!
      Beijo!

  2. Maria, eu amo e já fiz em casa também, fiz até sorvete!!! Deu uma vontade!!!
    Beijos!

    1. Verena, eu também ando "sofrendo" com esse post porque a cada vez que respondo um comentário me dá vontade de comer um pouquinho. Por sorte não deixei nada no congelador!! ; ) Sorvete deve ser delicioso também. Você misturou o licor no final ou serviu na hora?
      Beijo!

  3. ai irmã… acaba comigo não…. que vontade….. mas ontem, depois de você me falar do mamão delícia fui num bar aqui em bamako, mali e pedi um suco de manga com abacate…. só porque achei estranha a mistura…. e o suco veio com o abacate embaixo e o de manga em cima…. sem misturar…. lembrei que gostavamos de fazer umas coisas assim com refrigerante quando éramos pequenas, lembra? acho que você podia pensar nuns sucos coloridos assim para atrair crianças…. fica muito bonito… e, afinal agora você é tia mariaaaa!!!! beijo saudoso!

    1. Claro que lembro, irmã! É uma bela maneira de cativar mesmo… boa idéia! Deixa meu sobrinho crescer um pouquinho e vou improvisar algumas "receita infantis". ; )
      Beijo pra irmã africana mais linda do mundo!

  4. Que delícia saudável Méri! Aprovo a sugestão de Eliza!
    beijos

  5. ah definitivamente Mary…
    por essas e outras que a La Basque não recebe minha ilustre presença, vê se pode? decoração… tsc tsc
    ali na Mata da Praia tem um sorvete chamado creme de papaya e eles tem o licor de Cassis pra acompanhar, mas tem que pagar a dose, só que a dose é um tantãoooo menina, no dia que resolvi fazer, quase embebedei, uhuhuhu.
    Mas nada como fazer em casa e sair cremosinho do liquidificador ou do mixer!
    Ai Mary nem fala em calor, tô sofrendo aqui… ;o)
    beijoca!

  6. Mary, esta será a sobremesa do feriado! Esta medida serve quantas pessoas? bjão

    1. Que bom que de alguma forma estarei aí com vocês! ; ) Eu também já comprei papaya pro feriado. As quantidades desta receita são para duas pessoas. Depois me conta!
      Beijo!

  7. Oh God, how I missed that this year… :)

    1. Logo, logo você estará aqui de volta! ; ) Aí teremos vários programas gastronômicos bem brasileiros.
      Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.