Brownie de Ovomaltine (ou, a culpa é do Marcel)

Brownie de Ovomaltine

É certo que um brownie de Ovomaltine não é nenhuma grande invenção mas a maneira como ele aconteceu aqui na minha cozinha serve para exemplificarmos como as idéias/motivações surgem muitas vezes de estímulos silenciosos.

Comprei uma forma para fazer brownies com uma cavidade para encaixar o sorvete. Elas haviam chegado há dois dias e eu não aguentava mais esperar para utilizá-las. Mas ultimamente tenho feito tanto brownie de chocolate que meu desejo era testá-las com uma receita diferente. Já eram quase 22h, abri o armário da cozinha e vi o Ovomaltine. Perfeito, bastará uma boa adaptação de receita. Foi só isso, vê-lo no armário, que me fez decidir pelo Ovomaltine? Não mesmo. Ele estava no armário há tempos e nunca havia me inspirado para receita alguma. Mas um dia antes, o Marcel disse no Twitter que estava fazendo um sorvete de Ovomaltine, que logo me lembrou o milkshake do Bob’s e que em seguida encheu minha boca d’agua. E assim fui dormir, com vontade de Ovomaltine. Sem lembrar de nada disso, 24 horas depois olhei para o pacotinho laranja com letras azuis e achei que seria perfeito para a receita. E foi.

Além da suave mudança no sabor, nesse brownie eu optei por assar por menos tempo deixando-o num meio termo entre brownie e petit gateau. Servi quentinho (tirando da geladeira direto para 20-30 segundinhos de microondas) acompanhado de uma bola de sorvete de creme.

Ah, e depois da receita sugiro uma passadinha no blog Sabor Sonoro, do Marcel. Serviu de inspiração pra mim e pode muito bem servir para você também!

Brownie de Ovomaltine

 

Brownie de Ovomaltine

Ingredientes
180 gramas de chocolate meio amargo
180 gramas de chocolate ao leite
100 gramas de manteiga
3 ovos
60 gramas de açúcar granulado
60 gramas de açúcar mascavo
150 gramas de farinha de trigo
4 fartas colheres de sopa de Ovomaltine
um toque de canela
uma pitada de sal
Ovomaltine para polvilhar e decorar

Modo de fazer
Unte com manteiga e farinha as forminhas ou a forma onde for assar o brownie. Pré-aqueça o forno a 290 graus.
Coloque a manteiga e o chocolate em pedaços numa tigela e leve ao microondas por cerca de 2 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.
Em uma outra tigela, misture os ovos e os dois açúcares. Em seguida adicione o sal, a canela, a mistura do chocolate e a farinha e incorpore-os bem à massa. Por último coloque as quatro colheres de Ovomaltine.
Despeje a mistura na forma preparada e leve para assar por cerca de 10-15 minutos. Faça o teste do palito; nesse caso ele deverá estar praticamente molhado no centro mas as laterais do brownie deverão estar firmes.
Retire do forno, polvilhe Ovomaltine sobre o brownie (derreterá em contato com o calor e formará uma caldinha), coloque a forma sobre uma grade e deixe esfriar. Desenforme.

Dica: se não for servir na hora, armazene o brownie desenformado num recipiente fechado na geladeira. Na hora de servir coloque-o no microondas por 30 segundos (se o brownie for pequeno) ou por 1 minuto e meio (se for grande) ou até que esteja quentinho (mas não aumente muito esses tempos ou o brownie não ficará tão molhadinho por dentro).

Monstro pois é algo que bota muito medo quando se trata da auto estima masculina , embora em menor quantidade, também é usado em remédios que combatem a hipertensão pulmonar.

Você também pode gostar...

20 comentários

  1. Maria, isso parece delicioso! As fotos ficaram lindas também.
    Agora já sei o que vou fazer com o ovomaltine que sobrou do sorvete. ;)

    abs

    1. Nada como um equipamento de luz (e quem saiba montá-lo) para fazer um enchimento aqui, uma sombrinha ali. Queria isso em casa (esse brownie foi para um aniversário no trabalho e lá mesmo fizemos as fotos)!!
      E obrigada pela inspiração; amei o resultado desse brownie! Faz mesmo (e depois me conta)!
      Beijo.

  2. Isso ficou demais…
    Acho o sabor do Ovomaltine muito mais gostoso que o sabor do chocolate, e a ideia de deixar como um petit gateau também me conquistou
    Bem legal, parabéns!
    Ah, esqueci de dizer: a foto arrasa!

    1. Obrigada, Renata!
      Não posso dizer que prefiro Ovomaltine a chocolate… mas entre as minhas receitas de brownie acho que essa ficou mais especial que a de chocolate. E olha que eu andava apaixonada pela outra! E o ponto abaixo mudou tudo também.
      Beijo e obrigada pela visita!

  3. Qual será o grande segredo do ovomaltine que faz a gente se derreter só de ouvir o nome?
    Ah, arrasou em deixar o meio do brownie molinho!!!

    1. Boa pergunta, Mel!

  4. Ai, Mary… Q delícia! Tô louca pra fazer… Beijos e parabéns por este belo blog! :)

    1. Obrigada!!

  5. Maria, eu devo ser a única pessoa que conheço que não gosta daquele milkshake de Ovomaltine….mas esse brownie-petit gateau me deixou com água na boca! Hummmm, deve ser divino!
    Beijos!

    1. Não acredito que você não gosta daquele milkshake, Ovomaltine Verena!! É bem verdade que depois que soube o valor calórico dele passei a consumí-lo com mais cerimônia que antes, mas continuo adorando!
      O brownie tem sabor acentuado de chocolate com um "tempero" de Ovomaltine. ; )
      Beijo!

  6. ahhh.. quer dizer que está tudo aqui!? que lindo mary, parabéns!! beijão.

    1. Sim, senhorita, está tudo aqui! Faça bom proveito e me conte tudo que experimentar! ; )
      Beijo!

  7. Liseane diz:

    Olá, Maria!!! Adorei sua receita de brownie de ovomaltine, vou experiemntar… e adorei sua idéia do espaço p/ o sorvete, qual a fominha q vc fez? Ah, não encontrei a receita o sorvete de ovomaltine no sabor sonoro, vc tem? Qdo eu fizer, venho aqui te contar o resultado… bjo

    1. Olá, Liseane! Bem-vinda!
      O Marcel não postou essa receita… Mas se eu a conseguir envio para você!
      Esse tabuleiro não comprei aqui; meu tio trouxe dos EUA. É muito legal, né?!
      Ah, e quando fizer o brownie volta mesmo pra me contar, viu??! ; )
      Beijo!

      1. Liseane diz:

        Oi, Maria!!! Se vc conseguir, eu agradeço muito… deve ser uma delícia!!! E ADOREI a forminha!!! Há muito tempo faço brownies e agora, a pedidos, comecei a comercializá-los. Como os pedidos são muitos, estou vendo a melhor maneira de ser mais prática… vou ver se consigo lá pelos EUA. Esse fim de semana faço e venho te contar… Beijo

  8. Ana Vergara diz:

    fiquei apaixonada pela receita e pelas fotos… você é detalhista e eu gosto disso! Um visual de encher os olhos e a boca, rsrs!

    Sou fã do Ovom. e sempre faço os biscoitinhos para o pessoal daqui de casa e amigos – um sucesso!

    Parabéns!

    1. Obrigada, Ana!
      Agora me conte, como são esses biscoitinhos…? ;)

  9. Olá Maria ! Hummm acabo de ver esta sua receita e já estou pensando em testá-la ! Será que dá certo no tabuleiro para cortar em pedaços ? Bem, ainda tenho umas dúvidas, se você puder me orientar: as 180gr de chocolate ao leite seria o de barra? Eu não conheço açúcar granulado, é o mesmo que refinado? E, em colheres de sopa, quanto seria 60grs? Estou doida para experimentar! bjs

  10. sempre recebia suas receitas mas faz tempo nao recebia,ache ate que nao estava mais escrevendo.
    Que bom que voce continua firme e forte.bj

    1. Firme e forte, querida! Bem-vinda de volta!
      Beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.